O arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo esta segunda-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A situação meteorológica na Madeira está a ser afetada pela tempestade subtropical Theta, tendo o IPMA alertado para a possibilidade de um aumento da intensidade do vento e precipitação forte.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo para o arquipélago vai estar em vigor até às 15h00 desta segunda-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê no arquipélago da Madeira céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde e períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial nas vertentes sul e terras altas e até ao fim da manhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Está também previsto vento moderado forte do quadrante sul, com rajadas até 70 quilómetros por hora soprando forte nas terras altas, com rajadas até 85 quilómetros por hora, enfraquecendo a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura máxima.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 24 graus Celsius e no Porto Santo entre os 20 e os 24.