Um surto de Covid- 19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Marvão (Portalegre), infetou, pelo menos, 35 utentes e funcionários, tendo também já sido registado um óbito, disse esta quarta-feira à agência Lusa fonte da instituição.

De acordo com a diretora do lar da Santa Casa da Misericórdia de Marvão (SCMM), Filipa Tavares, estão infetados “26 utentes e nove colaboradores”, tendo sido detetado o primeiro caso deste surto no dia 30 de novembro.

“O óbito foi registado no início deste mês, uma senhora bastante depende e acamada”, referiu a responsável daquela instituição que conta com um total de 91 utentes e 60 colaboradores. Desde que o surto foi identificado, a direção da instituição criou uma ala “só para Covid”, estando também todas as restantes alas da instituição em isolamento.

Nós temos uma utente hospitalizada desde ontem [terça-feira], mas, de resto, está tudo [utentes] estável”, acrescentou.

Filipa Tavares, que espera que os utentes e funcionários da instituição voltem a ser testados no sábado, alertou ainda que a falta de mão de obra é outro dos problemas com que a instituição se depara nesta altura.

Nós temos tido uma equipa fantástica que tem estado quase toda a trabalhar sem folgar já há uma série de dias, temos estado a gerir com os nossos próprios recursos. Já solicitei apoio à Segurança Social, estou à espera que envie”, disse.

De acordo com o relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), na sua página na Internet, o distrito de Portalegre conta com um total de 29 mortes associadas à Covid-19 desde o início da pandemia. No documento é referido que o distrito regista 638 casos ativos, 804 casos recuperados e 39 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR