O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, estará em Lisboa em 5 de janeiro, para a abertura do programa oficial da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), assinalada com um concerto no Centro Cultural de Belém.

Ainda durante o mês de janeiro, está prevista a deslocação de mais altos responsáveis europeus a Portugal, com destaque para a tradicional visita do colégio da Comissão Europeia ao país que assume a presidência semestral rotativa do Conselho da UE, que ocorrerá em 14 e 15 de janeiro, num formato ainda a definir.

Depois da visita de Charles Michel na próxima terça-feira – a agenda do presidente do Conselho Europeu durante a sua estadia em Lisboa ainda não foi divulgada -, seguir-se-á uma visita, na quinta-feira, 7 de janeiro, do novo presidente do Eurogrupo, o irlandês Paschal Donohoe, que será recebido pelo ministro das Finanças, João Leão, que presidirá aos Conselhos de Economia e Finanças da UE (Ecofin) durante o primeiro semestre do ano.

O ministro de Estado e das Finanças será, de resto, o primeiro membro do Governo a presidir a um Conselho ministerial da UE nesta quarta presidência portuguesa, ao dirigir os trabalhos do Conselho Ecofin agendado para 19 de janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até ao final do mês haverá diversas outras reuniões ministeriais da UE: para 21 e 22 de janeiro está agendada uma reunião ministerial informal dos ministros da Educação da UE, em formato também ainda por definir, dia 25 haverá lugar a dois Conselhos, de Agricultura e Pescas – presididos pela ministra da Agricultura e pelo ministro do Mar -, e de Negócios Estrangeiros, e no dia seguinte haverá um Conselho de Assuntos Gerais, sob a presidência da secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

Por fim, para 28 e 29 de janeiro estão agendadas reuniões informais dos ministros da Justiça e dos Assuntos Internos, que serão presididos pelos ministros da Justiça e da Administração Interna, respetiva, também em formato ainda a determinar.

Sob o lema “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”, Portugal exerce a partir de sexta-feira, 1 de janeiro de 2021, e pela quarta vez desde a sua adesão, a presidência semestral rotativa do Conselho da UE, ainda muito marcada pela pandemia da Covid-19, que continua a condicionar o formato das reuniões, a ser decidido ao longo das próximas semanas e meses em função da evolução da situação epidemiológica.

O Governo português recebe a presidência da UE das mãos da Alemanha, que se viu forçada durante o seu semestre, o segundo de 2020, a adiar diversas reuniões e a celebrar a grande maioria dos Conselhos por videoconferência, face ao surto da Covid-19.