O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que agrega os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, tem 103 profissionais de saúde infetados com Covid-19, revelou esta sexta-feira o conselho de administração.

São, neste momento, 103 os profissionais infetados ativos, sendo que, destes, 57 são enfermeiros, 35 assistentes operacionais, sete médicos e os restantes quatro de outras categorias profissionais”, informa aquela entidade, num “ponto de situação” relativo às 09h00 de sexta-feira.

No que se refere aos utentes, estão 147 doentes internados em enfermaria e nove internados na Unidade de Cuidados Intensivos.

Dos nove doentes internados, ao dia de hoje [sexta-feira], na Unidade de Cuidados Intensivos, cinco têm idade compreendida entre os 60 e os 69 anos, sendo que quatro são do sexo masculino e um do sexo feminino”, descreve a informação do CHBV.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto à situação no Serviço de Urgência, os dados reportam-se a quinta-feira, dia em que 25% dos episódios de urgência registados foram relativos a patologia respiratória, sendo assistidos 68 adultos e nove crianças.

Entre aqueles que recorreram ao Serviço de Urgência com outras patologias, 17 foram atendidas na Urgência Pediátrica e 160 na Urgência de Adultos.

Quinta-feira foram também realizados pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga 210 testes à Covid-19, dos quais 23% deram resultado positivo.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 9.686 pessoas dos 595.149 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.