Um Estado-Maior da Força de Reação Imediata (FRI), com 20 militares dos três ramos das Forças Armadas, está há uma semana a auxiliar o coordenador da vacinação anti-Covid-19, vice-almirante Gouveia e Melo. Segundo comunicado do Estado-Maior General das Forças Armadas, este efetivo da FRI “foi ativado, no dia 05 de fevereiro, para apoiar o coordenador da ‘task force’ (grupo de trabalho) do Plano de Vacinação Contra a Covid-19”.

Além dos 20 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, Gouveia e Melo tem ainda uma pequena equipa pessoal de três elementos, todos em funções no Comando Conjunto para as Operações Militares, em Oeiras.

Esta FRI dedica-se às “áreas de planeamento estratégico, coordenação, gestão corrente e comunicação”, contando também com “oficiais de ligação nas cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS), nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), na Direção-Geral da Saúde (DGS), no Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) e na sala de situação da ‘task force instalada no Ministério da Saúde”, Lisboa.

De momento, estão internadas 5.570 pessoas, menos 259, das quais 836 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, menos 17, e há 11 dias consecutivos que o número de recuperados supera o de novas infeções. Desde março de 2020, Portugal já registou 14.885 mortes associadas à Covid-19 e 778.369 casos de infeção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR