O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assinalou esta quinta-feira o Dia Mundial do Doente com a instalação do primeiro de dois aceleradores lineares no Serviço de Radioterapia. Em comunicado, o CHUC salienta que estes equipamentos vão contribuir “em muito para a qualificação do acesso dos utentes aos cuidados de saúde”, sobretudo na área oncológica.

“A radioterapia é uma metodologia de tratamento essencial, sendo utilizada em mais de metade dos casos de doentes com cancro, em algum momento da evolução da sua doença”, refere a nota.

Em funcionamento há cerca de 20 anos, o Serviço de Radioterapia do CHUC trata diariamente cerca de uma centena de doentes provenientes de toda a Região Centro, sendo “responsável pelo tratamento de quase metade dos doentes oncológicos sujeitos a radioterapia na região”.

Segundo o comunicado, o CHUC tem vindo a aumentar ao longo dos anos o número de pessoas assistidas, tendo em 2019 tratado quase 1.500 doentes e realizado mais de 24.000 sessões de tratamento e 16.000 consultas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O processo de aquisição de dois novos aceleradores e da remodelação da rede de informação oncológica do serviço, iniciado em abril de 2020, através do lançamento de concurso público internacional, deu um passo muito importante no dia 6 de fevereiro, com o início da instalação do primeiro dos dois aceleradores no Serviço de Radioterapia”, lê-se na nota.

Os dois equipamentos, em conjunto com um outro já existente no serviço desde 2016, vai “permitir a todos os doentes o acesso a tratamentos através das técnicas atualmente recomendadas”, potenciando a capacidade de tratamento instalada “de acordo com os mais elevados padrões de qualidade técnica e científica”.

De acordo com o CHUC, um dos aceleradores lineares vai integrar ainda a futura valência de Radiocirurgia, que até ao momento não existe.

Para além da atividade assistencial, o Serviço de Radioterapia é, segundo o CHUC, também uma “referência na formação e treino médico na especialidade de Radioncologia e formação pré-graduada de médicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e enfermeiros”.

“Os novos equipamentos proporcionarão igualmente maior diferenciação na formação destes profissionais, com a aquisição de competências superiores e impacto no tratamento do doente oncológico, imediato e futuro”, sublinha a unidade hospitalar.

Com este investimento, o Serviço de Radioterapia “vê solidificado o seu posicionamento na prestação de cuidados de radioterapia da região Centro, reforçando a capacidade assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS) naquela que é uma das suas unidades hospitalares de referência – o CHUC”.