O Instagram removeu permanentemente a conta de Robert F. Kennedy Jr, por partilhar desinformação sobre a Covid-19, noticia esta quinta-feira o The Wall Street Journal. O ativista antivacinas reunia mais de 800 mil seguidores na plataforma.

A rede social decidiu banir Robert F. Kennedy Jr “por partilhar repetidamente alegações desmentidas sobre o coronavírus ou as vacinas”, justificou uma porta-voz do Instagram, cita o mesmo jornal.

A remoção da conta acontece dias depois do Facebook — empresa proprietária do Instagram — ter anunciado que ia aumentar os esforços de combate à desinformação nas suas plataformas.

Contudo, a conta do advogado e ambientalista no Facebook permanece ativa. Um representante da empresa liderada por Mark Zuckerberg terá adiantado, em declarações à revista Variety, que “não tem neste momento planos para remover a página” de Kennedy, lembrando que os utilizadores podem publicar conteúdos diferentes em redes sociais distintas.

Segundo o WSJ, Robert F. Kennedy Jr, filho do ex-senador dos EUA Robert F. Kennedy e sobrinho do presidente John F. Kennedy, tem sido acusado por várias organizações de ser um dos principais impulsionadores da desinformação sobre a vacinação durante a pandemia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR