790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A educação pela arquitectura

Este artigo tem mais de 3 anos

Betão aparente e bruto, gesso pintado, tijolo maciço, aço modelado, policarbonato translúcido, madeiras, vidro. Um livro que é um retrato de uma obra de arquitetura contemporânea e da sua função.

i

Luís Ferreira Alves

Luís Ferreira Alves

Título: Colégio Efanor, Paula Santos Arquitectura
Autores: Daniel Bessa, Nuno Grande e Paula Santos
Fotografia: John Connor, Nelson Garrido, Luís Ferreira Alves e Paula Santos
Editor: Fundação Belmiro de Azevedo
Design: FBA
Páginas: 128, ilustradas

Com tanta atenção às escolas por causa do nó de aço pandémico — olha, dizem agora que, afinal, não proibiram as aulas online!!… —, este “livro de arquitectura” que a Fundação Belmiro de Azevedo fez imprimir sobre o Colégio Efanor vem lembrar que, de facto, as escolas privadas (como os hospitais privados…) asseguram serviços de qualidade, arquitectura contemporânea especializada e investimento próprio consistente, muitas vezes em contraponto, até em situações de proximidade geográfica, a instituições estatais instaladas, na sua larga maioria, em edifícios que foram adaptados à função, são pessimamente climatizados, quando não velhos centenários ou quase. É nesta sua jóia da coroa, o Colégio Efanor — acrónimo de Empresa Fabril do Norte —, que a Fundação aplica a maior parte dos seus recursos, “e não são tão poucos como isso” (Bessa, pp. 14, 15), traduzindo na perfeição a altíssima obsessão do patriarca Azevedo com educação e mérito, para quem só desempenhos de excelência podiam diluir diferenças sociais e desencravar, numa metáfora adequada, o ascensor social para todos quantos tiveram “condições de nascimento eventualmente menos favoráveis” (p. 16).

Estamos, é certo, diante de uma realização inspirada na experiência de vida do seu mentor, tornada imagem de marca dum grupo empresarial bem sucedido, mas estamos também, como destaca o arquitecto, professor, curador e crítico do seu ofício Nuno Grande, perante a versão contemporânea duma atitude iniciada em 1925 pelo industrial Manuel Pinto de Azevedo (1874-1959), que à frente da fábrica que Delfim Pereira da Costa fundara em 1907 a ampliou até criar “uma nova urbanidade em Matosinhos”: junto à fábrica na Senhora da Hora foi construído um bairro operário e toda uma “pioneira assistência logística, educativa, médica e medicamentosa para todos os seus trabalhadores e familiares” (p. 19), incluindo um jardim-escola e uma creche, biblioteca, cooperativa de bens alimentares, recinto desportivo e até um corpo próprio de bombeiros (que a britânica Fábrica de Sacavém também teve). Belmiro de Azevedo (1938-2017) começou a sua vida profissional nesse ambiente em que indústria e filantropia reciprocamente se entreteciam como fios de algodão — seguindo tradição e princípios antigos, internacionalmente praticados —, e perante os estragos da globalização, que em finais dos anos 1980 empurrou para a ruína muitas indústrias têxteis na Europa, decidiu adquirir os terrenos da fábrica encerrada para ali projectar um programa pedagógico — e desportivo — dirigido aos mais pequenos, com creche, pré-escolar e primeiro ciclo, apoiado num projecto de arquitectura confiado a Paula Santos, inspirada pelas teorias do holandês Herman Hertzberger (1932-), que concebera, entre outros espaços congéneres, a Ludoteca Infantil dos jardins do Palácio de Cristal, do Porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O colégio foi organizado em dois pólos. O primeiro, inaugurado em 2008 — ainda em vida de Belmiro de Azevedo, portanto —, aproveita “sem concessões nostálgicas” os “elementos essenciais” e “as camadas históricas precedentes” do designado Edifício Social da velha fábrica (Grande, pp. 20, 21), acrescentando-lhe um corpo traseiro para completar as suas valências pedagógicas. Paula Santos deu-lhe mobiliário e artefactos coloridos, salas-corredor amplos (v. p. 34), máxima plasticidade funcional através de painéis móveis e paredes de correr, luz abundante dada por janelões e uma sinalética lúdica concebida — importa notá-lo — pelo designer Francisco Providência. Inclui uma horta pedagógica mas é, para todos os efeitos, uma requalificação. Já o segundo pólo, inaugurado em 2019, quase todo construído de raiz a apenas 300 m daquele e destinado a 700 alunos do segundo e terceiro ciclos do ensino básico (com pavilhão de jogos, auditório com 250 cadeiras, piscina de 25 m e uma escola de dança com dois estúdios), exibe o que de melhor a arquitectura contemporânea pode dar a um viver qualificado em idade precoce — com salas de aprendizagem e biblioteca como “grandes quadros abertos sobre o parque” (pp. 49, 87) —, tornando o tempo ali passado uma apetecível e estimulante benfeitoria quotidiana, e como tal, entre outras coisas, um forte antídoto contra o abandono escolar.

Pormenores do livro de Daniel Bessa, Nuno Grande e Paula Santos

Uma ambiciosa visão pedagógica cosmopolita, debatida num fórum de pensadores, pretende que este segundo pólo do Colégio Efanor, impulsionado pela diferenciação volumétrica dos seus blocos, represente uma micro-cidade, mas seja também visto como “simulacro da sociedade contemporânea” no seu melhor, em que a arquitectura como política pretende fazer do bulício “urbano” (sic) facilitado por generosas áreas comuns — a sua “rua cívica” — do Colégio, pelo grande átrio como “praça de encontro” (Santos, p. 49) e pela abundante transparência interior-exterior um “motor de cidadania”, proporcionando “um contacto aberto e respeitoso com “o outro” e um diálogo permanente entre o indivíduo e o colectivo” (Grande, pp. 22, 24).

“A escola também é o lugar da estética”, escreve Paula Santos a p. 17. Betão aparente e bruto, gesso pintado, tijolo maciço, aço modelado, policarbonato translúcido, madeiras, vidro, brise-soleils, vinil, etc., formam a paleta dos recursos construtivos, enquanto a ocupação espacial interna é cromaticamente orientada. Um jogo elegante de várias formas, volumetrias e materialidades distingue claramente entre si os três corpos edificados deste Pólo II, e as suas funções específicas, ficando o pavilhão desportivo virado a uma rua contígua ao lote, o que o “torna acessível à comunidade fora dos horários de funcionamento do restante conjunto escolar” (p. 24), certamente uma decisão que teve em conta o especial apreço do fundador por desportos (“o espírito de verdadeiro desportista que não poderá deixar de caracterizar um verdadeiro empresário”; “também nisso o Eng. Belmiro de Azevedo quis que “o seu colégio”, o Colégio por si instituído, se distinguisse” (Bessa, pp. 13, 15)).

Nuno Grande fala mesmo de uma “nova centralidade” em Matosinhos, um “possível embrião da cidade”, mas submete-a ao crivo do futuro, “sendo necessário estabelecer uma articulação clara entre os seus Pólos I e II, através de circuitos urbanos qualificados por espaços públicos, pedonais e ajardinados, que evitem ainda o excessivo fechamento condominial dos futuros residentes em relação à envolvente” (p. 25). Além disso, dá para perceber que falta ainda considerável investimento numa envolvente arbórea endémica e variada, de pequeno, médio e grande porte, capaz de tornar colégios como este um modelo para construções escolares de nova geração, aproveitando verdadeiramente os bons arquitectos que temos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora