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"Deus", "felicidade" e "covid". Foi isto que googlámos num ano de pandemia

Este artigo tem mais de 1 ano

Em 2020, Portugal foi o sexto país que mais pesquisou o termo "máscaras". Pela primeira vez pesquisou-se mais sobre outro tema que não a meteorologia: Covid. Porém, nunca se googlou tanto por "Deus".

In this photo illustration the Google LLC logo seen
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Os resultados que a Google divulgou sobre a Covid-19 foram agregados entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de janeiro de 2021

SOPA Images/LightRocket via Gett

Os resultados que a Google divulgou sobre a Covid-19 foram agregados entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de janeiro de 2021

SOPA Images/LightRocket via Gett

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Em 2020, a tendência nas pesquisas na internet através do Google foi aquilo que deve estar a presumir: a pandemia de Covid-19. “Foi a primeira vez em que o termo tempo [de meteorologia] foi ultrapassado”, explica Simon Rogers, editor de dados no Google News Lab, numa conversa em que o Observador este presente. Contudo, num ano historicamente pandémico, houve outras palavras a marcar também as tendências: nunca se tinha pesquisado tanto “Deus”, “felicidade” ou “empatia”, divulgou a Google.

[No gráfico abaixo é possível ver a evolução das principais questões pesquisadas em Portugal no Google sobre a Covid-19]

Numa conversa com jornalistas, Simon Rogers explicou que estes dados agregados em percentagem sobre aquilo que os utilizador pesquisam no Google, ou que “googlam”, estão disponíveis na plataforma Google Trends (a “Tendências Google”, em português). Neste serviço é possível ver parte dos padrões a que os analistas da Google, como Rogers, têm acesso para perceber as tendências que a empresa depois utiliza para serviços como o Adwords, de venda de publicidade, por exemplo. Através desta ferramenta é possível saber que temas e termos estão a ser procurados no motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo, seja globalmente ou em determinado país.

A empresa assume que, em 2020, as palavras e perguntas que as pessoas pesquisaram “foram muito diferentes das dos anos anteriores”. Apesar de haver sempre novas tendências, os utilizadores do motor de pesquisa costumam procurar por temas semelhantes, como o estado do tempo. Contudo, com uma pandemia a começar, foi até possível perceber, de antemão, que países estavam a começar a ser mais afetados.

Ou seja, através das tendências de pesquisa, a Google construiu gráficos para demonstrar que os termos que as pessoas procuram indicam, por exemplo, que a pandemia de Covid-19 pode estar a piorar em determinados locais. “‘Perda de olfato’ era tendência na Pesquisa Google antes de ser um sintoma conhecido”, explica a empresa sobre o potencial dos dados que agrega e analisa.

Além disso, a empresa encontrou novos padrões interessantes, como: nunca se tinha perguntado tantas vezes ao Google “que dia é hoje?”. Além disso, as pesquisas relacionadas com exercício — “correr”, “jogging” ou “bicicleta” — estiveram em alta. Os utilizadores do motor de pesquisa também quiseram aprender mais sobre como é que se faz “máscaras de tecido”, “desinfetante das mãos” ou “massa de piza”.

As tendências de pesquisa mostraram ainda como ficámos confinados com perguntas como “como conhecer pessoas?” ou “partidas aos pais” a serem procurados. Mas não fique triste, nunca a palavra “esperança” tinha sido tão pesquisada, diz a Google, assim como “Deus”, “Felicidade” ou “Empatia”.

Apesar de não mostrar o número exato de pessoas que está a pesquisar ou pesquisou por determinado termo — só mostra percentagens –, a Google disponibiliza o Trends para permitir que se saibam as tendências mundiais de pesquisa. É possível ver alguns números concretos agregados. Contudo, apenas é possível para os 20 termos mais pesquisados em determinado dia ou nas últimas 24 horas. Além disso, a Google afirma que “apenas uma amostra de resultados é apresentado no Trends” para poder mostrar da melhor forma, e evitar erros, o que é pesquisado.

Estes resultados que a Google revela podem mostrar padrões ou problemas que países ultrapassam. Por exemplo, em 2020 os cinco países que maior percentagem da população tiveram a pesquisar a palavra desemprego foram (por ordem crescente): os Estados Unidos da América, o Uruguai, Espanha, Grécia e França. Portugal entra nesta lista de top de termos de pesquisas relacionados com o novo coronavírus em sexto lugar com a palavra “máscaras”.

Os resultados de termos e tendências focadas em resultados sobre a  Covid-19 foram recolhidos entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de janeiro de 2021. Para ver com maior detalhe os dados divulgados pela Google sobre a pandemia pode visitar a página do Trends criada para o efeito aqui.

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