O ciclone Niran está a intensificar-se e deve atingir a Nova Caledónia, território ultramarino francês situado na Oceânia, nas primeiras horas de sábado. O Niran já atingiu a categoria 4 de um máximo de 5, segundo o site WeatherWatch.co.nz, e mantém-se ao largo da costa da Austrália. O ciclone poderá também afetar Vanuatu, país no sul do Oceano Pacífico.

Ao que tudo indica, o Niran está a afastar-se da costa do norte de Queensland, com a trajetória prevista a ter na mira a Nova Caledónia. No entanto, existe sempre um grau de incerteza no que toca a estas previsões, tal como assinala o Departamento de Meteorologia australiano, pelo que há a possibilidade de que os ventos se estenderão além das regiões identificadas.

© Bureau of Meteorology

Já antes o Niran fez estragos ao destruir plantações de bananas no norte de Queensland, deixando alguns produtores em desespero. Durante esta semana, milhares ficaram sem eletricidade na região de Cairns, acrescenta o The Guardian. O Niran deve atingir o pico de intensidade sobre o mar de Coral esta sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR