A tempestade tropical Koinu, que se está a dirigir para o sul da China, fez um morto em Taiwan, onde se fizeram sentir os ventos mais fortes alguma vez registados na ilha.

Ao dirigir-se para oeste, para a província chinesa de Guangdong, o tufão Koinu começou a enfraquecer, informou a administração meteorológica da China, prevendo que, no domingo, este vire para sudoeste.

A tempestade encontrava-se a cerca de 370 quilómetros de Hong Kong na manhã desta sexta-feira e movia-se a cerca de dez quilómetros por hora, revelou o Observatório de Hong Kong, que planeia subir o sinal de tempestade tropical para o número 3 às 17h40 horas locais (10h40 de Lisboa).

Em Macau, está em vigor o sinal 1 desde a madrugada de quinta-feira. Às 11h00 horas locais (04h00 em Lisboa), o tufão “esteve a cerca de 400 quilómetros a leste de Macau”, lê-se na página dos Serviços de Meteorologia e Geofísica da região chinesa. A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, com a emissão a depender da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.

Koinu, que significa “cachorro” em japonês, trouxe os ventos mais rápidos alguma vez registados em Taiwan, na noite de quarta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tufão Koinu causa ventos recordes em Taiwan

Uma estação de monitorização meteorológica na ilha da Orquídea, uma ilha do arquipélago de Taiwan com cerca de cinco mil habitantes, mediu uma rajada de 342,7 quilómetros por hora às 21h53 (14h53 em Lisboa), bem como ventos sustentados que atingiram 198,7 quilómetros por hora às 21h40 (14h40 locais).

O dispositivo que mede a velocidade do vento avariou-se pouco depois, informou a agência de notícias de Taiwan CNA.