Shawn Bradley tem 2 metros e 29 centímetros. Segundo as informações oficiais, é o quarto jogador mais alto da história da NBA, apenas atrás de Gheorghe Muresan, Manute Bol e Slavko Vranes. Jogou nos Philadelphia 76ers, nos New Jersey Nets e nos Dallas Mavericks, tendo passado 12 anos a atuar ao mais alto nível. Representou a seleção da Alemanha no Europeu de 2001, já que tem dupla nacionalidade alemã e norte-americana. E terá ficado conhecido do mundo inteiro em 1996, quando integrou o elenco do filme “Space Jam” como um dos jogadores que perdem o talento, ao lado de Muggsy Bogues, Larry Johnson, Charles Barkley e Patrick Ewing. Esta semana, Shawn Bradley voltou ao radar internacional — mas pelos piores motivos.

Num comunicado oficial divulgado através dos Dallas Mavericks, a equipa que representou durante oito anos, o antigo jogador anunciou que sofreu um grave acidente no final de janeiro. Enquanto andava de bicicleta, Bradley foi atingido por trás por um carro, sofreu uma lesão extensa na coluna vertebral e ficou paraplégico. “A enorme fé que tem está a ser testada enquanto participa em fisioterapia dolorosa e aprende a lidar com os desafios da paralisia. Os médicos que o aconselham disseram que este caminho de recuperação será longo e difícil, um desafio físico ainda maior do que jogar basquetebol profissionalmente”, pode ler-se na nota dos Mavericks, que revela ainda que o acidente do ex-pivô de 48 anos ocorreu no Utah, nos Estados Unidos.

“Depois de uma cirurgia ao pescoço, Bradley passou as últimas oito semanas hospitalizado e a recuperar. Bradley, um devoto membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, passou dois anos a realizar trabalho missionário na Austrália depois do primeiro ano da Universidade de Brigham. Depois da missão, foi a segunda escolha do draft de 1993, com os Philadelphia 76ers, mas passou a maioria da carreira com os Dallas Mavericks (…) Com a mulher Carrie ao seu lado a todas as horas, e apoiada por uma equipa incrível de especialistas em reabilitação e família, Bradley está bem disposto. Planeia usar o acidente como uma plataforma para atrair maior atenção do público para a importância da segurança enquanto andam de bicicleta”, acrescenta o comunicado, que deixa ainda uma nota de agradecimento por parte do antigo jogador.

“Bradley pediu para deixar o maior agradecimento pelos desejos de melhoras e pelas orações que tem recebido de família, amigos e adeptos. Este apoio tem oferecido energia à recuperação e impulsionado a confiança de que vai gerir o longo processo que se adivinha de forma bem sucedida. Não planeia dar mais atualizações públicas, preferindo dedicar toda a concentração à recuperação”, termina o texto, que inclui ainda uma mensagem de Mark Cuban, o dono dos Mavericks. “Estamos entristecidos por ter conhecimento do acidente do Shawn. Ele sempre foi incrivelmente determinado e sempre mostrou um espírito lutador. Desejamos-lhe somente o melhor na sua recuperação. Vai sempre ser uma parte da nossa família”, disse o empresário.

A notícia do acidente de Shawn Bradley abriu a porta a reações de antigos treinadores e colegas de equipa do norte-americano, com destaque para Steve Nash, atual técnico dos Brooklyn Nets que partilhou balneário com o pivô nos Mavericks. “Parte-me o coração, obviamente. É um tipo divertido, amoroso. Espero que consiga manter-se otimista e que tenha muito apoio, que continue a lutar e a encontrar algum conforto. E, eventualmente, melhorar e recuperar o máximo de movimentos que consiga”, afirmou Nash, que passou os últimos anos da carreira nos Lakers.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR