Tirando a fraca visibilidade, devido ao nevoeiro na base de lançamento texana da SpaceX, tudo parecia estar a correr bem . O décimo primeiro ensaio do foguetão Starship deslocou, subiu até aos 10 quilómetros de altitude onde desligou o primeiro motor como previsto — conforme relatado no webcast.

Depois, o segundo e terceiro motores foram desligados dentro da normalidade, o foguetão deu a volta e regressou à base de lançamento. Ou assim se esperava. Um dos motores foi ligado a mil metros de altitude, mas o webcast perdeu a ligação às câmaras acopladas ao foguetão.

“Parece que tivemos outro teste emocionante”, disse John Insprucker da SpaceX na transmissão ao vivo. “Parece que perdemos todos os dados do veículo e a equipa, é claro, está longe da base.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O nevoeiro que encobriu a descolagem bem sucedida, também ocultou a explosão que ocorreu ainda antes de o foguetão atingir o solo. Mas a nuvem de gás foi detetada pela Estação Meteorológica Nacional em Brownsville (Texas), reporta The Verge. E choveram destroços nas redondezas.

O Starship é a nova geração de foguetões da empresa fundada por Elon Musk. Tem um sistema de propulsão completamente reutilizável e pretende servir de transporte para pessoas e bens (até 100 toneladas) para a Lua ou Marte.

Esta é a quarta vez que o protótipo que deve aterrar de forma autónoma explode durante um ensaio. O novo falhanço pode significar um revés para os progressos alcançados anteriormente, escreve o ARSTechnina. Apesar das explosões anteriores, os protótipos tinham conseguido aterrar. No último voo, por exemplo, a explosão só aconteceu 10 minutos depois da aterragem, devido a ruturas nas ligações de combustível.