Dos 874 novos casos de Covid-19 registados esta terça-feira pela Direção Geral da Saúde, 599 referem-se a resultados de testes positivos do fim de semana de Páscoa que não foram integrados a tempo na estatística, revela uma nota de rodapé no boletim da Direção-Geral da Saúde. “Os dados apresentados hoje refletem o atraso de integração de 599 notificações laboratoriais positivas que reportam ao fim de semana”, lê-se. Assim, feitas as contas, se esses casos tivessem sido integrados nas estatísticas do fim de semana, seriam 275 os novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas.

Os baixos números de Covid-19 registados em Portugal nos últimos três dias (segunda-feira foram 159 casos, domingo 193 e 280 no feriado de sexta-feira santa) devem-se, assim, a um atraso na integração dos resultados, normal aos feriados e aos fins de semana, quando os laboratórios têm menos funcionários. Ao total de novos casos registados nesses três dias, que seria 632, devem somar-se 599. Em suma, terão sido registados nesses três dias 1.231 novos casos positivos (uma média de 410 por dia).

Esta atualização dos dados é também a explicação para o número de casos total apresentado esta terça-feira, de 874 novos casos de Covid-19, ser quase tão elevado como há um mês, a 6 de março, quando vigorava o confinamento e as escolas estavam encerradas. Nesse dia, um sábado, foram registados 1.007 novos casos. Mas nenhum outro número registado nesse dia parece ser idêntico aos restantes números esta terça-feira divulgados pela DGS sobre a pandemia.

Se olharmos para os internamentos da altura, os números das últimas 24 horas estão longe de lhes chegarem. Há um mês eram 1.416 os doentes internados, agora são 504 (menos 32 e voltando à tendência do decréscimo que tinha sido quebrada nos dois dias anteriores). Desde o dia 1 de janeiro não tinha sido registado um número tão baixo de internamentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também os internamentos em Unidades de Cuidados Intensivo têm números bem diferentes. Esta terça-feira eram 113, mais um que no dia anterior (quando a tendência também era de decréscimo), e naquele sábado 6 de março eram mais do triplo: 363. É, no entanto, o segundo dia com menos internamentos nesta unidade desde 1 de janeiro.

Quanto ao número de casos ativos por Covid-19, nas últimas 24 horas eram 25.944, um número bem diferente dos 62.229 casos ativos do dia 6 de março. Ou seja, há um mês eram mais do dobro. Esta terça-feira os números da Direção-Geral da Saúde mostram que houve menos 22 casos ativos e relação ao dia anterior, e este é também  número mais baixo desde 1 de janeiro de 2021. Aliás, se recuarmos a 2020 só encontramos um número semelhante a este a 2 de outubro, quando a infeção por Covid-19 ainda estava ativa em 25.942 doentes.

As vítimas mortais por Covid-19 também apresentam números bem diferentes. Nas últimas 24 horas foram registadas duas mortes, ambas na Região de Lisboa, a 6 de março foram 26, num dia em que os óbitos por Covid estavam já a registar uma descida. O último dia em que a DGS registou dois mortos por Covid-19 foi a 30 de março. Ou seja, desde o início de janeiro é o segundo dia mais baixo de mortes por Covid-19.