O regulador polaco com a tutela da defesa do consumidor, o UOKiK, multou o grupo de distribuição português Jerónimo Martins em mais de 13,1 milhões de euros (mais de 60 milhões de zlotys) por ter posto rótulos de “produzido na Polónia” em frutas e vegetais quando na verdade tinham sido importados.

A notícia foi avançada pela agência Reuters, que cita um comunicado do regulador. O UOKiK considera que os consumidores que fizeram “escolhas patrióticas” tinham sido enganados, isto numa altura em que o governo polaco tem vindo a encorajar os seus cidadãos a comprar produtos nacionais para ajudar a economia a sair da crise causada pela pandemia de Covid-19.

A Jerónimo Martins, que na Polónia tem a cadeia de supermercados Biedronka, afirmou que vai recorrer da decisão, acrescentando que tem “sérias dúvidas” quanto às provas recolhidas pelo regulador.

Foi em maio último que o UOKiK lançou uma investigação à Biedronka, afirmando que os consumidores tinham sido levados a pensar que produtos como cenouras da Bélgica ou pepinos da ucranianos tinham sido plantados e colhidos na Polónia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Nas lojas Biedronka, os consumidores que quisessem comprar batatas, tomates ou maçãs polacas eram muitas vezes enganados”, afirmou o presidente da UOKiK, Tomasz Chrostny, em comunicado. “Estas violações eram sistémicas e ao longo de muito tempo”.

O UOKiK especificou que as inspeções de comércio descobriram em finais de 2019, bem como em 2020 e fevereiro deste ano, que a informação sobre o país de origem das frutas e vegetais que estava nos cartazes das lojas era diferente da que estava no empacotamento e nos documentos de envio.

Em 27,8% das lojas, os inspetores encontraram produtos incorretamente rotulados, disse o UOKiK.