A maioria dos portugueses considera que o Governo de António Costa tem condições para se manter em funções até ao final da legislatura e para negociar com os partidos da antiga “geringonça” os próximos Orçamentos do Estado, de acordo com uma sondagem feita pela Aximage e divulgada este sábado pela TSF, Jornal de Notícias e Diário de Notícias.

Naquele estudo de opinião, 84% dos inquiridos responderam positivamente à pergunta sobre se o atual Governo deverá durar até 2023 e 52% consideraram que o Partido Socialista está em condições de assegurar a aprovação do próximo Orçamento do Estado.

Questionados sobre quais os partidos prioritários para negociar o OE, a maioria (30%) dos inquiridos apontou o Bloco de Esquerda e o PCP, com 21% a referiram o PSD e 10% a apontarem apenas para o Bloco. Uma minoria (8%) considerou que há condições para um entendimento com os partidos da direita (PSD, IL e CDS, mas sem o Chega), enquanto apenas 1% concordou que o PS se poderá entender com o partido de André Ventura.

Apesar do aparente consenso em torno da capacidade de Costa para levar a legislatura até ao final, a sondagem olhou também para os cenários em caso de uma crise política. Para 28% dos inquiridos, seria o PSD de Rui Rio o principal beneficiado de uma crise política, seguido do próprio PS (24%) e do Chega de Ventura (21%). Só 3% consideraram que o Bloco sairia beneficiado de uma crise política e apenas 1% referiu o PCP.

Outro tema da sondagem foi a controvérsia em torno dos apoios sociais, que gerou tensão entre Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa. A polémica foi acompanhada por 61% dos inquiridos. Desses, 50% consideraram que era Marcelo quem tinha razão, mas apenas 23% disseram que Costa estava certo. 19% afirmaram que ambos tinham razão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR