A Polícia Judiciária deteve esta quarta-feira 17 pessoas suspeitas por crimes alegadamente cometidos com recurso à aplicação MBWay, no âmbito de uma operação de combate ao cibercrime a que chamou “operação Bad Way”.

Em comunicado, a PJ confirma que identificou 11 homens e seis mulheres suspeitos de “centenas de crimes de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo”, depois de meses a investigar casos de fraude “organizada” e concretizada com recurso à MBWay.

Foi em resultado dessas investigações que esta quarta-feira a PJ, num inquérito tutelado pelo Ministério Público de Estremoz e contando com o apoio da GNR e da PSP, desencadeou esta operação policial, que resultou na identificação de suspeitos “com impacto em centenas de vítimas”.

“A estratégia investigatória visou a localização e agrupamento das várias participações que se encontravam dispersas por várias comarcas do país, por forma a demonstrar a atividade delituosa reiterada e organizada, conjugando e analisando toda a informação de forma a identificar/localizar os agora detidos”, explica a polícia.

As autoridades conseguiram, através das detenções e buscas domiciliárias, apreender “objetos relacionados com a prática criminosa” ou adquiridos “ilicitamente”. Os detidos serão agora suspeitos a um primeiro interrogatório para decidir a medida de coação adequada aos seus casos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR