Depois de falar das novidades previstas a breve prazo para a Renault e para as restantes marcas do grupo, da Dacia à Alpine, passando pela Samsung Motors, o CEO do grupo, Luca de Meo, recordou o que se pode esperar da “nouvelle vague” do grupo francês, centrada na tecnologia e sustentabilidade.
Além de um novo logótipo, a marca Renault antevê ser uma das mais “verdes” em 2030, fruto do lançamento de 9 ou 10 veículos electrificados. Revelou ainda que possui mais de 2000 engenheiros e cinco empresas líderes das respectivas áreas de negócio a dedicar-se à Software République, além da Renault Re-Factory, que visa tornar o construtor gaulês líder nos materiais reciclados nos veículos eléctricos, especialmente a nível das baterias.
Mais curioso foi o anúncio da Renault, que diz pretender passar a concentrar-se nos segmentos C e D, os mais rentáveis da indústria. De acordo com de Meo, a marca francesa irá lançar 7 novos modelos destes segmentos até 2025, sendo um deles o muito esperado Mégane E-Tech Electric, que a marca irá apresentar antes do final de 2021, para depois começar a entregar no início de 2022.
Além de confirmar o Renault 5 para 2023 e não fechar a porta ao Renault 4 em 2022, ambos eléctricos e com base numa nova plataforma específica para este tipo de veículos a bateria, a Renault está concentrada no seu próximo eléctrico, cuja base é o protótipo já conhecido como Mégane E-Vision. Para alimentar o interesse da plateia, Luca de Meo aproveitou para revelar as primeiras imagens do novo eléctrico, também ele com uma plataforma específica, para maior eficiência.
Este modelo, que se assumirá como um pequeno SUV, vai receber a denominação Mégane E-Tech Electric e promete respeitar cerca de 90% do design exibido pelo protótipo. O Mégane E-Tech Electric será revelado ainda este ano, para o arranque da produção estar agendado para Dezembro de 2021, o que lhe deverá permitir a chegada ao mercado no início de 2022.
O Mégane eléctrico montará um motor alimentado por bateria com 215 cv e 300 Nm, que deverá anunciar mais de 400 km de autonomia graças a um acumulador com uma capacidade de 60 kWh.