790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Número de internados volta a disparar, número de pessoas infetadas não era tão alto desde 11 de março

Este artigo tem mais de 2 anos

Em 24 horas, ficaram ocupadas mais 40 camas dedicadas a doentes Covid-19. Com mais 3.641 casos confirmados na quarta-feira, o número de casos ativos passou a ser de 48.476.

Portugal Impacted By Coronavirus
i

Corbis via Getty Images

Corbis via Getty Images

Nas últimas 24 horas, foram confirmados mais 3.641 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e cinco pessoas morreram em consequência de complicações causadas pela Covid-19. Os dados são do boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) que dão conta também de 2.268 recuperados da doença ao longo do dia de quarta-feira. Olhando para o número total de casos atualmente ativos no país (que aumentou em 1.368 em 24 horas) é possível constatar que desde dia 11 de março não estava tão elevado. Eram, nessa data, 51.744 as pessoas infetadas com Covid-19 em Portugal.

Lisboa volta a ser a região com mais casos (1.509), mas os números da região Norte (1.309) já são quase equivalentes, o que contrasta com o que acontecia quando o Governo reconheceu que a variante Delta era dominante na região de Lisboa e Vale do Tejo e decidiu limitar as entradas e saídas da Área Metropolitana de Lisboa aos fins de semana. Quando essa decisão foi tomada, a região de Lisboa e Vale do Tejo concentrava há vários dias consecutivos mais de 60% do total de novas infeções no país.

Esta quinta-feira, Lisboa e Vale do Tejo concentra 41% das novas infeções, a região Norte 36%, o Algarve 10% e o Centro 8%, o que revela uma maior repartição das infeções por várias regiões do país. Nas regiões autónomas dos Açores e Madeira registaram-se 66 novos casos, sendo 40 nos Açores e 26 na Madeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no que diz respeito às pessoas doentes a precisar de cuidados hospitalares, na última quarta-feira foram ocupadas mais 40 camas com doentes Covid-19. O número total de internamentos é agora de 774, incluindo 174 em unidades de cuidados intensivos (mais três que no dia anterior).

Desde 19 de março que não havia tantos doentes internados nos hospitais com diagnóstico de Covid-19. Eram, nessa data, 789 doentes, sendo que desses 182 estavam nos cuidados intensivos (nesse dia o número de mortos foi de 11). Ainda assim, a 19 de março o número de casos ativos da doença era inferior ao atual: 33.699 casos ativos em março e, agora, são 48.476.

Todas as mortes em pessoas acima dos 70 anos

As cinco mortes, que se registaram em Lisboa e Vale do Tejo (4) e no Algarve (1), são todas de pessoas com mais de 70 anos, quatro delas com mais de 80.

Morreram dois homens — um com idade entre os 70 e os 79 anos e outro com mais de 80 anos — e três mulheres com mais de 80 anos. Desde o início da pandemia em Portugal já morreram 9.025 homens, 7.482 dos quais (83%) com mais de 70 anos e 8.162 mulheres, 7.463 dos quais (91%) também com mais de 70 anos, as faixas etárias com maior taxa de mortalidade associada à Covid-19.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora