Os especialistas apresentaram esta terça-feira ao poder político um conjunto de medidas que permitem avançar no desconfinamento em todo o país. O plano em quatro passos foi exibido durante a reunião no Infarmed e menciona um alívio na utilização das máscaras, um alargamento das linhas vermelhas e um regresso à normalidade na economia. Os avanços ao longo desses quatro passos depende da cobertura vacinal.
As ideias gerais
As linhas vermelhas que orientam a matriz de risco do Governo devem ser alargadas, defendeu a epidemiologista Andreia Leite, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. A incidência limite deve aumentar de 240 casos em duas semanas por 100 mil habitantes para o dobro — 480 casos. Também a linha vermelha referente aos internamentos em unidades de cuidados intensivos (UCI) pode crescer para 255 doentes, mais dez do que até agora.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.