O Departamento de Estado norte-americano está a conduzir uma investigação em torno do desaparecimento de uma valiosa garrafa de whisky. Esta foi oferecida ao então secretário de Estado Mike Pompeo, aquando a sua visita ao Japão, por ocasião da reunião do G20, em 2019.

O problema surgiu quando o Departamento de Estado fazia o inventário anual das ofertas que são atribuídas aos signatários da administração norte-americana, tendo então sido registada a falta de uma destas doações: uma garrafa de whisky japonês cujo valor ultrapassa os 5.800 dólares (o equivalente a 4.900 euros), escreve o USA Today.

Entre os vários itens que foram oferecidos à comitiva norte-americana na Cimeira do G20 constam ainda dois tapetes avaliados em 19.400 dólares (cerca de 15.389), oferecidos pelo chefe da diplomacia dos Emirados Árabes Unidos e pelo Presidente do Cazaquistão.

Apesar de estas ofertas serem feitas aos dirigentes e líderes políticos que ocupam cargos de representação oficiais, existe a possibilidade de estes poderem ficar com as doações — a título pessoal — mediante a respetiva compensação ao Tesouro pelo valor em que estão avaliadas. Foi este o caso da devolução por parte de Mike Pompeo, dos referidos tapetes oferecidos, aquando a sua visita ao país nipónico.

Todo o mistério sobre este desaparecimento fez justificar a abertura de uma investigação, cujo “inquérito em curso” permitirá desvendar o paradeiro desta iguaria milionária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR