Rui Moreira continua a ser a preferência dos portuenses para liderar a autarquia, com 74% da pessoas a dizer que votaria com certeza ou potencialmente no candidato, segundo uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF.

O potencial de voto para os outros candidatos é muito menor: Vladimiro Feliz (PSD) com 29%, Tiago Barbosa Ribeiro (PS) e Ilda Figueiredo (CDU) com 27% cada um. Na verdade, um proporção maior de eleitores votaria “de certeza” em Rui Moreira (36%) do que potencialmente em qualquer um destes candidatos.

A maior parte dos eleitores da cidade e concelho respondeu que o caso Selminho, que pode levar à perda de mandato caso Rui Moreira seja condenado, não afetou a escolha, nem entre os que escolhem votar no candidato, nem entre os que preferem os opositores.

A preferência por Rui Moreira é semelhante nas várias freguesias do concelho e nos vários grupos etários e sociais, mas é o preferido das eleitoras femininas. A maioria das pessoas estão satisfeitas com atuação do autarca no município e no que diz respeito à pandemia.

Já em relação aos outros candidatos, ou a imagem é mais negativa, sobretudo no caso da candidata comunista Ilda Figueiredo (com níveis de rejeição maiores nas classes sociais altas e entre os adultos dos 50 aos 64 anos), ou não são bem conhecidos: 40% não conhece o socialista Tiago Barbosa Ribeiro (sobretudo mulheres e eleitores mais velhos) e 33% não conhece o social-democrata Vladimiro Feliz (ex-vice-presidente da Câmara Municipal do Porto no mandato de Rui Rio).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR