790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Já podemos falar sobre os novos episódios de "La Casa de Papel"?

Este artigo tem mais de 2 anos

As duas primeiras temporadas foram ótimas? Foram. As duas seguintes, dispensáveis? É possível. E a primeira metade do final, vale a pena? Cada um sabe de si... mas vejam, por favor.

Se já havia figuras femininas fortes até aqui (como Tóquio, interpretada por Úrsula Corberó, elas excedem-se nestes últimos episódio
i

Se já havia figuras femininas fortes até aqui (como Tóquio, interpretada por Úrsula Corberó, elas excedem-se nestes últimos episódio

Se já havia figuras femininas fortes até aqui (como Tóquio, interpretada por Úrsula Corberó, elas excedem-se nestes últimos episódio

[AVISO: Apesar de todos os esforços, este texto pode conter spoilers. Se não quer saber ABSOLUTAMENTE NADA sobre a primeira parte da última temporada de “La Casa de Papel”, não leia… antes de ver a série, depois pode ler à vontade, claro]

Uma grande desgraça. É sempre assim que, em princípio, acabam séries como esta. Ainda que “Lost” nos tenha pregado uma partida em 2010 e não tenha sido assim tão divertido. Tenhamos calma, respiremos. Até porque não quero estar aqui a dizer mais do que devo. Mas acontece tanta coisa importante nos cinco episódios desta primeira metade de “La Casa de Papel” — a segunda tem estreia marcada para 3 de dezembro — que desabafar é urgente. Quem estava desesperado a contar os dias e já viu tudo (e se calhar mais do que uma vez para não falhar nenhum detalhe) vai entender o meu drama, mas não vamos estragar a experiência a quem ainda não conseguiu sentar-se a roer as unhas com os últimos acontecimentos.

A história começa onde ficou em maio de 2020 — confesso que tive de ir ver um daqueles recaps do YouTube que em meia dúzia de minutos resumem o que aconteceu na temporada anterior. O importante é isto: Lisboa (Itziar Ituño) está dentro do Banco de Espanha com os restantes assaltantes e Alicia Sierra (Najwa Nimri) está cara a cara com o Professor (Álvaro Morte). A partir daqui, agarrem-se porque esta é daquelas montanhas-russas das quais nos rimos no início porque a subida não parece assim tão acentuada, mas, assim que começa a descida, gritamos sem saber bem se estamos a odiar ou a amar. O ritmo é louco, às tantas já não sabemos como é que isto tudo começou, mas também não interessa. Estamos nos últimos minutos do prolongamento e só queremos que a nossa equipa ganhe, nem que seja com uma mão a empurrar a bola para a baliza.

[o trailer da primeira parte do final de “La Casa de Papel”:]

Os primeiros dois episódios cedidos para a imprensa ver antes da estreia deixavam muita coisa no ar e, mesmo assim, já eram acelerados. Mas a coisa aperta realmente é a partir do terceiro. E, se já havia figuras femininas fortes até aqui, elas excedem-se nestes últimos episódios. São fortes, decididas, complexas, têm boas histórias e momentos que fortalecem a relação entre elas. A cena em que Lisboa (Ituño), Tóquio (Úrsula Corberó) e Estocolmo (Esther Acebo) saem para o exterior descalças, despidas de qualquer proteção  — armas, coletes ou homens —, é das melhores da série, representa o poder do matriarcado e acaba por ser uma homenagem ao legado de Nairobi (Alba Flores), morta na última temporada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim que Lisboa chega ao Banco de Espanha (depois de ter estado detida e de ter sido interrogada lá na longínqua quarta temporada), parece uma mãe que acaba de voltar de uma qualquer viagem e encontra a casa, entregue aos filhos adolescentes, de pantanas. Depressa começa a ditar ordens a uns e a outros e ninguém a questiona. Não só é inteligente e despachada, como já esteve do outro lado — sabe como pensam os polícias e os negociadores. E nem quando as comunicações com o Professor deixam de existir, ela deixa de saber o que fazer. Afinal, estes assaltantes também já estão experientes nisto. Estão ali fechados há 37 anos ou, pelo menos, assim parece.

Agora que aqui estamos, e com este aperitivo explosivo, estou convencida de que o final vai ser grandioso

Mesmo com “La Casa de Papel” a aproximar-se do fim, há novas personagens introduzidas. Sagasta (José Manuel Seda) é um comandante do exército e bem podia ter “mor” tatuado numa pálpebra e “te” na outra porque o fim da vida de uns quantos (muitos) é a única coisa que vê à frente. O homem quer explodir coisas, de preferência os macacões vermelhos e as pessoas que estão lá dentro, e não está minimamente preocupado com reféns, património ou danos colaterais. René (Miguel Ángel Silvestre) contextualiza o passado de Tóquio. Já sabíamos que ele era um antigo namorado que morreu à frente dela quando um assalto a um banco correu mal, mas agora temos direito a um casal apaixonado a desfilar por Lisboa — das promessas no Elevador da Bica, que dão origem ao nome Tóquio, às noites de santos populares. Estes flashbacks são importantes porque, primeiro, cortam o ritmo do que está a acontecer no presente — e evitam que o espectador tenha um ataque cardíaco — e, segundo, fazem a ponte com a história de amor entre Rio (Miguel Herrán) e Tóquio e o que acontece no final desta primeira parte. Só posso dizer que tem como banda sonora “Grândola, Vila Morena”. É perfeito, triste e justo — se é que estes três adjetivos podem fazer sentido juntos.

A terceira novidade é Rafael (Patrick Criado), filho de Berlim (Pedro Alonso) — que faz uma participação em cenas especiais do passado, obviamente. Esta é a personagem mais enigmática, tem uma pós-graduação em cibersegurança no MIT. Como já levamos alguns anos de “La Casa de Papel”, sabemos que é introduzida na história para servir um qualquer propósito maior. Só que ainda não estamos nesse ponto. Para já vemos o pai a ensinar ao filho aquilo que melhor sabe fazer, roubar, e é suficiente para matarmos as saudades de Berlim e das suas melhores frases. “Só um ladrão sente que é seu aquilo que não lhe pertence.”

E Arturito? O que é que posso dizer sem ser processada pela patrulha dos spoilers? Arturo (Enrique Arce) continua no mesmo registo: ao mundo quer mostrar que é um herói, por dentro o que o consome são os ciúmes de Monica (agora Estocolmo), que andou pelo mundo a criar o filho biológico dele com Denver (Jaime Lorente). Para Arturo, os ciúmes são como uma bomba-relógio. E ela explode. E as proporções são épicas. E mais não posso dizer.

La Casa de Papel

Contas feitas, passados mais cinco episódios, o que se está a roubar por ali já pouco importa, até podiam ser barrinhas de chocolate Kinder. Estamos em plena guerra, ou se mata ou se morre, e as coisas estão a andar depressa

DR

Do lado de fora, mas agora renegada pela polícia, está Alicia Sierra. Para limpar o nome e resolver toda aquela trapalhada sozinha, quer forçar o Professor a revelar os seus intentos mas, como seria de esperar, a vida tem planos mais urgentes para ela, se é que me entendem. Esta personagem também tem uma evolução interessante. Aos poucos deixamos de vê-la apenas como o inimigo, vai mostrando fragilidades e traços humanos que achávamos que nem possuía. Contudo, no final desta primeira parte, ainda não dá para perceber de que lado está.

Contas feitas, passados mais cinco episódios, o que se está a roubar por ali já pouco importa, até podiam ser barrinhas de chocolate Kinder. Estamos em plena guerra, ou se mata ou se morre, e as coisas estão a andar depressa.

Faço parte do grupo que costuma defender que a série devia ter acabado há muito. As duas primeiras temporadas acertaram em tudo, completamente inovadoras e empolgantes, mas repetir a fórmula e, no fundo, a história — mais um assalto a uma poderosa instituição —, não costuma acrescentar nada de positivo. Continuo a achar que “La Casa de Papel” não precisava das temporadas três e quatro mas, agora que aqui estamos, e com este aperitivo explosivo, estou convencida de que o final vai ser grandioso. Quantas horas faltam mesmo para 3 de dezembro?

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora