O presidente da Câmara de Vila Real, recandidato pelo PS, destacou, esta quinta-feira, o apoio às empresas, através da construção da nova zona industrial, incentivos fiscais e eventos que potenciem o negócio dos mais afetados pela pandemia.

No âmbito da campanha para as eleições autárquicas do dia 26, o PS promoveu um fórum empresarial, no Regia Douro Park, que juntou cerca de 200 empresários instalados no concelho.

Rui Santos, que se recandidata ao terceiro e último mandato, assumiu um conjunto de compromissos para o futuro que visam apoiar a economia, atrair empresas e potenciar a criação de mais postos de trabalho que ajudem a fixar pessoas no concelho.

A atenção do autarca está ainda centrada nos setores que foram mais afetados pela pandemia de Covid-19, como a restauração, a hotelaria e os estabelecimentos de diversão noturna.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“E é nosso objetivo, através de eventos, como as maiores corridas automóveis de sempre em Vila Real em 2022 ou investimentos fortes no Santo António, São João e São Pedro ou no Rock Nordeste (…), conseguirmos atrair gente a vila real e que os vila-realenses saiam à rua e que frequentem esses espaços”, afirmou Rui Santos.

Acrescentou que, não podendo a câmara “passar cheques”, a ideia é atrair mais clientes para os negócios de Vila Real e ajudar a recuperar da pandemia.

O candidato referiu que há cerca de 70 empresas em lista de espera para se instalar no concelho e que o município preparou respostas que passam pela ampliação da atual zona industrial, em mais 18 lotes, e uma nova zona empresarial, com 90 lotes, um investimento inicial de 6,5 milhões de euros e cujo concurso público deve ser lançado até ao final do ano.

Pretende ainda ampliar o Regia Douro Park — Parque de Ciência e Tecnologia, onde estão instaladas 90 entidades, que criaram 600 postos de trabalho e representam um volume de negócios de 46 milhões de euros.

“Também temos resposta para os pequenos empresários, no âmbito fiscal, da requalificação dos espaços públicos e do estacionamento, criando um novo parque no centro histórico, mas também levando um conjunto de serviços e de empresas para o centro histórico permitindo que mais gente por ali ande e mais gente possa ali fazer negócio, como a loja do cidadão que está em fase de conclusão”, frisou.

Em outubro entra em funcionamento o conselho estratégico económico municipal para incrementar o desenvolvimento económico e sustentável de Vila Real, e, entre os compromissos anunciados, está também a criação de uma estrutura de missão para a dinamização do comércio local.

Pretende-se ainda fazer um levantamento e monitorização de espaços e lojas comerciais disponíveis no concelho e incentivar à adoção do cartão de descontos em estacionamento para os clientes.

Por fim, o autarca socialista reclamou do Governo a aprovação de uma medida que considera que “fará toda a diferença” e tem a ver com um regime contratual que se destina a investimentos superiores a 25 milhões e que, na sua opinião, deve “ser exclusivo” para empresas que se instalem no Interior.

Os candidatos à Câmara de Vila Real nas eleições autárquicas são Rui Santos (PS), Luís Tão (PSD/CDS-PP/Aliança), Luís Santos (BE), Alexandre Coelho (CDU) e Sérgio Ramos (Chega).