O candidato da CDU à presidência da Câmara de Leiria, Sérgio Silva, criticou esta segunda-feira a gestão municipal, que classificou de “autocrática e absolutista”, e pediu uma “gestão democrática” que conte com os trabalhadores.

“A gestão municipal em Leiria tem de ser alterada. É uma gestão autocrática, absolutista, que não conta com contributos das outras forças políticas e sociais, a não ser com alguns setores que, no fundo, estão por trás e dominam as políticas do município e isso tem de ser invertido e revertido”, afirmou Sérgio Silva.

O cabeça de lista da CDU, coligação entre Partido Comunista e Partido Ecologista “Os Verdes”, falava à Lusa nos Paços do Concelho, numa manhã de campanha dedicada aos trabalhadores e gestão municipais.

Segundo Sérgio Silva, também ele funcionário da Câmara de Leiria, as políticas e gestão municipais “têm de estar ao serviço das populações e do desenvolvimento do concelho e, para isso, é preciso, também, conquistar os trabalhadores”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os trabalhadores foram, nestes últimos anos, até perseguidos, muitos deles, mas foram, em geral, muito maltratados”, considerou, destacando a necessidade de colocar “a sua iniciativa e a sua criatividade ao serviço da gestão e do desenvolvimento do concelho”.

Para que Leiria seja uma cidade e um concelho muito melhores, “é preciso que os trabalhadores estejam satisfeitos, estejam motivados e participem na gestão com entusiasmo, o que não acontece há vários anos a esta parte”, acrescentou.

“Há aqui grandes alterações que é preciso introduzir, na gestão, em geral, e na gestão de recursos humanos, em particular”, sustentou, adiantando que a CDU “propõe que os trabalhadores sejam respeitados, que aquilo a que têm direito seja atribuído pelo município, como vários direitos sociais que só após o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local ter recorrido para o tribunal é que começaram a ser devolvidos”.

De uma funcionária, a comitiva da CDU ouviu a necessidade de uma Divisão de Recursos Humanos que proteja os trabalhadores a todos os níveis. Outra pediu uma Câmara preocupada com o bem-estar dos munícipes, com mais infraestruturas, que reduza e impostos e faça “menos festas”.

Nos Paços do Concelho, a comitiva da CDU cruzou-se com o presidente da Câmara de Leiria e candidato do PS nas eleições autárquicas de domingo, Gonçalo Lopes.

O socialista desejou uma “boa campanha” e ambos apelaram para o voto.

“Ainda há muita gente que está indecisa”, declarou Gonçalo Lopes, com Sérgio Silva a responder: “Há muita gente que diz que não vota. Nós dizemos, ‘se não vota, alguém vai votar por si'”.

Para Sérgio Silva, neste âmbito, o “problema mais preocupante” é o desinteresse dos jovens.

Excluindo o Teatro José Lúcio da Silva e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, o município tem cerca de 1.270 trabalhadores.

São também candidatos à Câmara de Leiria, Álvaro Madureira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Marcos Ramos (Iniciativa Liberal), Pedro Machado (PAN), Luís Miguel Silva (BE), Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP/MPT) e Filipe Honório (Livre).