O candidato do PAN à presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dinarte Pimentel, defendeu esta segunda-feira a criação de incentivos à produção e comercialização dos produtos regionais, visando fomentar a sustentabilidade dos Açores.

Dinarte Pimentel referiu, em declarações à agência Lusa, que o PAN “tem defendido, desde sempre, a produção e a comercialização de produtos locais e regionais”, o que, sustenta, “só traz vantagens”, sendo uma delas o facto de a “riqueza económica ficar cá”.

O candidato aponta que esta aposta “não causa nenhum transtorno em termos orçamentais”, sendo necessário promover o produto local através de parcerias da Câmara Municipal de Ponta Delgada com o Governo dos Açores, várias instituições e empresas privadas”.

O elemento do PAN considera que, à semelhança do que o município já faz no Mercado municipal da Graça, podem-se adotar incentivos como a redução da renda que o vendedor de banca paga se vender produtos regionais e locais, a par de apoio técnico à construção de infraestruturas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dinarte Pimentel defende ainda que se replique pelas freguesias do concelho o mercado municipal, destacando os benefícios para a saúde do consumo do produto local, de forma particular os produtos hortofrutícolas, onde os Açores “revelam muito potencial”.

Dinarte Pimentel aponta que, neste setor, “importam-se produtos de menor qualidade e que deixam uma pegada ambiental” para chegarem aos Açores.

O candidato defende produtos açorianos “tendencialmente biológicos porque há vantagens em termos de saúde pública, tratando-se de produtos com menos pesticidas, fomentando-se, assim, a sustentabilidade alimentar”.

São candidatos à Câmara de Ponta Delgada Pedro Nascimento Cabral (PSD), André Viveiros (PS), Vera Pires (BE), Luís Miguel Quental (IL), Luís Franco (Chega), Rui Teixeira (CDU) e Dinarte Pimentel (PAN).

O município é composto por 24 freguesias: Ajuda da Bretanha, Arrifes, Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha, Relva, Remédios, Santa Bárbara, Santa Clara, Santo António, São José, São Pedro, São Roque, São Sebastião, São Vicente Ferreira e Sete Cidades.

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD venceu a Câmara de Ponta Delgada com 51,28%, alcançando cinco mandatos, sendo que os outros quatro mandatos foram conquistados pelo PS (39,11%). O BE teve 2,06%, o PAN 1,80%, a CDU 1,05% e a coligação CDS-PP/PPM 0,95%.

Em 11 eleições autárquicas livres, o PSD presidiu quase sempre à Câmara de Ponta Delgada, com exceção do mandato 1989-1993.

As eleições autárquicas estão agendadas para domingo.