Olaf Scholz, líder dos sociais-democratas alemães (SPD), e candidato a chanceler nas eleições de domingo disse à Lusa que deseja manter uma boa cooperação com o sul da Europa, nomeadamente com Portugal, caso venha a ser eleito.

“Obviamente vamos ter uma boa cooperação com os primeiros-ministros de Portugal e Espanha. São bons amigos meus. Vou também trabalhar com a Itália. É o que eu vou fazer”, disse à agência Lusa Olaf Scholz, após o último comício dos social-democratas antes das eleições legislativas.

Scholz, referiu ainda que, nos últimos anos, ajudou a estreitar as relações entre os países do bloco europeu.

“Congratulo-me por ter promovido, como vice-chanceler, uma melhor cooperação ao nível da União Europeia. Entre o norte e sul, o leste e o ocidente”, disse ainda à Lusa o vice-chanceler e ministro das Finanças do governo de coligação que de acordo com as sondagens pode vencer as eleições legislativas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Do ponto de vista internacional, Schoz sublinhou que vai manter boas relações com o Reino Unido recordando que como autarca de Hamburgo convidou o então primeiro-ministro britânico David Cameron a visitar a cidade. “O Reino Unido é importante para o desenvolvimento da Europa e temos de trabalhar juntos como amigos”, apesar do Brexit, afirmou Olaf Scholz.

“Espero que os representantes políticos britânicos compreendam que o progresso da União Europeia vai continuar”, acrescentou sublinhando que, se for eleito chanceler, vai continuar a fazer do bloco europeu uma potência.

A Alemanha é um grande país europeu e a grande tarefa para todos nós é garantirmos uma União Europeia forte. Tal como já fiz no passado vou continuar a trabalhar de forma dura para no sentido de uma Europa ‘soberana’. Vou apoiar a parceria transatlântica e a cooperação com a NATO”, afirmou.

A última sessão de campanha de Olaf Scholz terminou na cidade de Potsdam, capital do Estado de Brandemburgo, nos arredores de Berlim, onde reside o atual vice-chanceler.

Visto que é representante político dos residentes do distrito de Bornstedt, em Potsdam, pelo SPD, respondeu às perguntas dos militantes e simpatizantes social-democratas residentes na zona.

Durante uma hora e meia, Scholz respondeu a perguntas sobre a crise sanitária, políticas relativas à modernização e digitalização, e repetiu aos eleitores as propostas sociais que apresentou recentemente sobre o aumento do salário mínimo e habitação.

Bornstedt é uma zona operária no limite de Potsdam tendo o líder dos social-democratas alemãs entrado na praça onde decorreu a ação de campanha ao som da música operária italiana “Bella Ciao” composta no século XIX e transformada em hino dos resistentes contra os fascistas e nazis, durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

Os participantes cantaram a versão da canção revolucionária em alemão. Scholz, de camisa branca, sem casaco, limitou-se a sorrir.