Josef S., um antigo guarda de um campo de concentração nazi, em Berlim, começou esta quinta-feira a ser julgado pelo assassínio de mais de 3.500 prisioneiros. Aos 100 anos de idade, Josef S. torna-se na pessoa mais velha a ir a julgamento pelos crimes cometidos pelo regime nazi. Esta sexta-feira, no segundo dia de julgamento, Josef S. afirmou perante o juiz que está “inocente”.

“Estou inocente”, disse Josef S., citado pela AFP. O homem de 100 anos está acusado de cumplicidade de 3.518 prisioneiros no campo de concentração de Sachsenhausen, em Oranienburg, a norte de Berlim. Quando questionado sobre as funções que desempenhou no campo, disse não saber “absolutamente nada” sobre o que lá se passou.

De acordo com a Deutsche Welle, Josef S., que também fazia parte das SS, desempenhou o cargo de guarda numa torre de vigia no campo de concentração de Sachsenhausen entre 1942 e 1945, tendo começado a exercer funções aos 22 anos de idade. Está acusado de ser cúmplice no assassínio de prisioneiros de guerra soviéticos e de prisioneiros envenenados com o gás tóxico Zyklon-B. No total, Josef S. é responsabilizado por 3.518 mortes. A acusação refere ainda que os prisioneiros do campo foram levados à morte através da “aplicação e manutenção de condições desumanas”.

No primeiro dia de julgmento, o homem de 100 anos chegou ao tribunal de cadeira de rodas, com uma pasta com a qual tapou o rosto.

O réu vive na área de Brandenburgo e nunca falou publicamente sobre as acusações de que é alvo. Antes do julgamento, uma equipa médica concluiu que, apesar da idade avançada, Josef S. tem condições para falar perante o tribunal. No julgamento, que deverá durar até janeiro, estão previstas 22 sessões, sendo que cada uma delas não poderá ultrapassar as duas horas e meia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aos 96 anos, antiga secretária de campo de concentração nazi foge do lar para não ir a julgamento. Foi apanhada horas depois

No tribunal em Berlim, estavam familiares de vítimas do regime nazi que estiveram no campo de concentração, mas também pessoas que passaram por Sachsenhausen. “É o último julgamento para os meus amigos, conhecidos e entes queridos que foram assassinados”, disse Leon Schwarzenbaum, um sobrevivente do campo de concentração, de 100 anos de idade, citado pela BBC.

100-Year-Old Former Concentration Camp Guard Goes On Trial

Leon Schwarzenbaum, um sobrevivente do campo de concentração, esteve presente no início do julgamento de Josef S.

“São muitas emoções. Não consigo falar”, disse à Reuters Antoine Grumbach, de 79 anos, filho de um combatente francês que morreu em Sachsenhausen.

Nos últimos anos, vários guardas e colaboradores do regime nazi têm sido levados a tribunal, algo que se tornou possível após o precedente aberto em 2011, com a condenação de John Demjanjuk, um ex-guarda das SS.

Na semana passada, Irmgard Furchner, uma antiga secretária nazi de 96 anos, deveria ter comparecido em tribunal para começar a ser julgada de cumplicidade na morte de milhares de judeus. No entanto, a mulher fugiu no dia em que se devia sentar pela primeira vez no banco dos réus , embora acabasse por ser detida horas depois, em Hamburgo. O seu julgamento foi adiado para 19 de outubro.

Notícia atualizada às 11h30 de 08/10 com as primeiras declarações de Josef S. em tribunal.