O Partido Comunista Português condenou esta quarta-feira o golpe de Estado militar no Sudão e manifestou a sua “solidariedade para com as mobilizações populares que resistem às forças golpistas e aos seus planos antidemocráticos”.

O PCP exige o fim da repressão sobre o povo sudanês e as forças democráticas, assim como a imediata libertação de todos os detidos”, acrescenta o comunicado.

O partido liderado por Jerónimo de Sousa denuncia ainda “a ingerência do imperialismo no Sudão”, sem especificar, e acrescenta que a mesma “visa assegurar o controlo e a exploração dos recursos naturais” do país e a sua “inserção” numa “estratégia de domínio desta importante região no continente africano”.

O PCP “reafirma” ainda a sua “solidariedade para com o Partido Comunista Sudanês e a persistente e corajosa luta dos trabalhadores e do povo sudanês pelos seus direitos e liberdades fundamentais, pela democracia e o progresso social, pelo fim da ingerência do imperialismo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A tomada do poder pelos militares na segunda-feira seguiu-se a semanas de crescente tensão política no país, intensificadas como uma tentativa de golpe de Estado em 21 de setembro.

União Africana suspende Sudão na sequência do golpe militar

Esforços de membros civis do Governo sudanês em reformar o setor da segurança no país geraram uma forte reação dos militares, inclusive do general Abdel Fattah al-Burhan, chefe das Forças Armadas sudanesas.

O oficial anunciou na segunda-feira através da televisão estatal do país a dissolução do Governo e do Conselho Soberano — o mais alto órgão executivo do país —, a suspensão de vários pontos da carta constitucional aprovada em agosto de 2019 e que estabelece um roteiro para a realização de eleições, e a instauração do estado de emergência.

Nas primeiras horas de 25 de outubro, os militares prenderam pelo menos cinco ministros, bem como outros funcionários e líderes políticos, incluindo o primeiro-ministro Abdalla Hamdok.

Hamdok foi libertado na terça-feira ao final do dia, mas vários ministros e altos funcionários da administração sudanesa continuam detidos.

Sudão: primeiro-ministro deposto levado para casa após ter sido detido em “golpe de Estado”