Carl Hayman, antigo pilar direito da seleção da Nova Zelândia de râguebi, foi diagnosticado com demência precoce, aos 41 anos, seis anos depois de ter terminado a carreira, noticia a agência Reuters. O internacional All Black por 45 vezes foi, também, diagnosticado com encefalopatia traumática crónica provável (condição que apenas pode ser verdadeiramente diagnosticada depois da morte).

Esta doença degenerativa progressiva é provocada por traumas cranianos repetitivos, e pode causar nas vítimas depressão, irritabilidade, impulsividade, perda de memória e anormalidades motoras, entre outros sintomas, segundo o Manual para Profissionais de Saúde.

O jogador, que dividiu a sua carreira de 441 jogos profissionais por clubes como os Highlanders, Newcastle Falcons e Toulon, revelou algumas das dificuldades que a doença lhe provocou:

Passei vários anos achar que estava a ficar maluco. A certa altura, pensei mesmo nisso. As dores de cabeça eram constantes, e não conseguia perceber tudo o que se passava”, disse Hayman numa entrevista ao programa The Bounce do jornalista desportivo Dylan Cleaver,.

O antigo avançado chegou mesmo a ser acusado de violência doméstica em 2019, quando estava em França, a jogar pelo Toulon, e cumpriu uma pena suspensa de prisão depois de se declarar  culpado do crime. Nesta altura, Hayman combatia o vício em álcool.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O neozelandês juntou-se a um processo coletivo, juntamente com outros antigos jogadores, contra a World Rugby e outras federações do desporto, por terem falhado em proteger os jogadores dos riscos de concussão.

“Tenho uma filha com 10 meses e preciso de cuidar dela”. 10 ex-jogadores de râguebi com demência processam liga inglesa

Carl Hayman revelou, também, na entrevista, que foi difícil falar sobre este tema, quando foi abordado para fazer testes ao cérebro, para estudar o impacto das lesões sofridas:

Hesitei durante cerca de um ano para decidir se iria fazer alguma coisa sobre isto para descobrir se algo estava errado comigo, ou se devia apenas seguir com a vida e esperar pelo melhor. [Mas] Seria muito egoísta da minha parte não falar da minha experiência, quando podia ajudar um homem neozelandês que talvez não perceba o que se passa consigo, e que não tenha uma rede de apoio onde se possa suportar”, desabafou Hayman.

O atleta admitiu, também, que jogou lesionado várias vezes, uma vez que esse era o seu trabalho:

Basicamente, se eu estivesse disponível e em condições para jogar, jogava. Em algumas situações, provavelmente não devia ter jogado, mas era o que se esperava que eu fizesse — como quando recebi uma injeção anti-inflamatória na raiz de um nervo do meu pescoço durante a semana, e estava de volta ao campo no fim de semana. Eles puxavam por nós e eu nunca reclamei. Era o meu trabalho, e eu era bem pago para o fazer”, disse o pilar neozelandês.

A World Rugby, organização que tutela a modalidade desportiva, tem movido esforços, nos últimos anos, para reduzir a frequência deste e de outro tipo de lesões, através da alteração de várias regras do contacto no desporto, para além de punições cada vez mais graves para o incumprimento das leis do jogo com vista a proteger a integridade física.

A organização vai testar, até 2023, data do próximo Mundial, novas regras relativas à placagem. A altura legal a que os defensores podem placar um atacante, sensivelmente abaixo da linha do peito, vai descer, e passará a ser abaixo da linha da cintura. Esta ação defensiva em específico é a mais visada, uma vez que causa 76% de todas as concussões no desporto, de acordo com o The Guardian.

O presidente da World Rugby, Sir Bill Beaumont, antigo internacional pela seleção inglesa, garantiu, em carta aberta publicada no site da organização, que a segurança dos jogadores é a sua principal prioridade:

“Quero assegurar a todos os membros da família do râguebi que a segurança dos jogadores é —e sempre foi — a nossa principal prioridade, a todos os níveis do jogo. O Guia da Concussão (Head Injury Assessment, em inglês), ferramenta de identificação e tratamento de concussões, combinado com as competentes equipas médicas presentes nos torneios e um protocolo de retorno ao jogo, supervisionado por médicos, transformaram a identificação, remoção e supervisão de jogadores que sofrem concussões”, escreveu Beaumont.