793kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morato, Ferro, Tomás e uma possível ida ao mercado. Quem faz o lugar de Lucas Veríssimo nestes "meses difíceis"?

Este artigo tem mais de 2 anos

Defesa internacional brasileiro tem sido titular indiscutível com Jorge Jesus mas agora estará fora por lesão até ao final da época. Foi a má notícia da vitória por 6-1 do Benfica frente ao Sp. Braga.

Queixas de Lucas Veríssimo deixaram antever situação complicada
i

Queixas de Lucas Veríssimo deixaram antever situação complicada

NurPhoto via Getty Images

Queixas de Lucas Veríssimo deixaram antever situação complicada

NurPhoto via Getty Images

Lucas Veríssimo tem sido o habitual titular do lado direito da tripla de centrais que o Benfica tem apresentado em campo, mas o brasileiro, que tem sido convocado para a canarinha por Tite, vai desfalcar os encarnados até ao final da temporada, depois de uma grave lesão sofrida no último encontro dos encarnados, uma vitória por expressivos 6-1 frente ao Sp. Braga, no passado fim de semana. O jogo foi uma espécie de “pontapé na crise” das águias, a contas com maus resultados e exibições menos conseguidas, crise essa que os adeptos esperam que se afaste de vez da Luz. No entanto, a lesão de Veríssimo deixa muitas preocupações.

Depois de 17 jogos na (meia) época de estreia ao serviço do Benfica, tendo chegado em janeiro deste ano, Lucas Veríssimo assumiu cedo a titularidade da equipa de Jorge Jesus, normalmente com a companhia de Otamendi e Vertonghen. Além de revelar qualidades defensivas e de antecipação, Lucas leva já três golos em dez jogos da Primeira Liga esta época, ajudando a equipa também no capítulo ofensivo.

Everton Cebolinha e uma exibição que foi, finalmente, de chorar por mais (a crónica do Benfica-Sp. Braga)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda com o jogo frente ao Sp. Braga empatado a um golo, num lance com o rapidíssimo Galeno, Veríssimo teve a infelicidade de dobrar a perna num ângulo estranho, acabando por sair de jogo cerca de 10 minutos depois, ainda na primeira parte. No final da goleada, Jorge Jesus deixou antever notícias piores: “Infelizmente nem tudo foi bom porque a lesão do Lucas Veríssimo parece-me gravíssima”.

Na última segunda-feira, o Benfica confirmou o vaticínio de Jorge Jesus, explicando em comunicado que “o atleta Lucas Veríssimo, durante o jogo de dia 7 de novembro de 2021, sofreu entorse grave do joelho direito com lesão multiligamentar“. “Após realização de exames complementares de diagnóstico confirma-se rotura do ligamento cruzado anterior, associada a lesão do ponto de ângulo postero-externo. O atleta será submetido a intervenção cirúrgica e a período prolongado de reabilitação, não voltando à competição durante a presente época”, informou o clube encarnado.

Entretanto, esta terça-feira, o central falou pela primeira vez, nas redes sociais, ainda que com poucas palavras. “Serão meses difíceis, de muita dedicação e superação. Seguir trabalhando para voltar ainda mais forte. Obrigado a todos pelas mensagens. Resiliência”, escreveu o brasileiro de 26 anos nas redes sociais.

Não que o Benfica esteja isento de erros defensivos, mas a verdade é que Lucas Veríssimo tem demonstrado competência desde que chegou ao clube, tornando-se uma peça habitual e até fulcral da manobra da equipa de Jorge Jesus. Com a época a terminar para o defesa no início de novembro, o Benfica está praticamente obrigado a ir ao mercado. Morato tem sido utilizado (leva 12 jogos), entrou frente ao Sp. Braga  e será o substituto “natural” de Lucas, sobrando Ferro, que não tem sido aposta de Jesus. Adivinhando que o central que chegou a fazer parelha com Rúben Dias nas águias continua algo afastado dos relvados, há ainda a possibilidade jovem português de 19 anos Tomás Araújo dar passos em frente na hierarquia. Tomás tem alinhado pelos juniores na “Youth League”, foi aos Sub-23 e alinhou em todos os jogos da equipa B na Segunda Liga (nove, somando dois golos), tendo nele depositadas esperanças por parte do universo benfiquista.

Lucas Veríssimo foi eleito defesa e jogador do mês da Primeira Liga logo no arranque, em agosto, quando o Benfica somava como vitórias todos os cinco jogos realizados.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos