O Laboratório de Hemostase do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) passou a integrar a Rede Europeia de Centros de Referência de Geração de Trombina, foi anunciado esta quarta-feira.

Em comunicado, o CHUC refere que fruto desta integração na Rede Europeia de Centros de Referência de Geração de Trombina, o Laboratório de Hemostase do Serviço de Patologia Clínica (SPC) vai receber este mês, amostras provenientes de Espanha para serem analisadas.

“O serviço de patologia clínica do CHUC reforça, através do Laboratório de Hemostase, a sua afirmação como um centro de excelência a nível nacional e internacional na área da coagulação”, disse citado na nota de imprensa o diretor do SPC, Fernando Rodrigues.

De acordo com o responsável pelo Laboratório de Hemostase do SPC, João Mariano Pego, “o teste de geração de trombina permite avaliar riscos e fenómenos trombóticos, hemorrágicos, bem como avaliar o perfil inibidor de terapêutica anticoagulante”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de uma em cada quatro pessoas em todo o mundo morrer anualmente devido a condições causadas por trombose, este facto não é amplamente conhecido, sendo uma questão urgente de saúde pública”, sublinhou.

“O Laboratório de Hemostase tem tido um crescimento sustentado e é expectável que em 2021 realize mais de 450 mil análises de coagulação. Tem apostado fortemente na sua diferenciação, nomeadamente com a introdução de novos testes, realizando mais de 50 parâmetros diferentes de coagulação, alicerçando-se em metodologias de referência e acompanhando o que de melhor e mais inovador se faz nos Centros de Referência Internacionais desta área”, concluiu João Mariano Pego.

Além de todos os serviços do CHUC, o laboratório recebe amostras de outras instituições, incluindo de vários centros hospitalares e hospitais públicos nacionais, hospitais privados, laboratórios privados e ainda amostras provenientes do estrangeiro.

O Laboratório de Hemostase do SPC do CHUC integra o laboratório dos Hospitais da Universidade de Coimbra, um no Hospital Geral (Covões) e outro no Hospital Pediátrico.