790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Garrafeira do Continente aposta em vinhos Vegan e Bio

Este artigo tem mais de 2 anos

A opção por produtos vegan e biológicos continua a crescer e o vinho já chegou a esta categoria. E porque não? Afinal, quando consumida com equilíbrio, esta bebida milenar sempre foi aliada da saúde

i

Getty Images/iStockphoto

Getty Images/iStockphoto

Embora ninguém saiba exatamente quando nem onde se bebeu o primeiro golo de vinho, ao longo da história este verdadeiro néctar foi sendo cada vez mais apreciado e procurado. Desenvolveram-se inúmeras técnicas e equipamentos para a sua produção, algumas surpreendentes como a passagem por tonéis feitos em madeiras selecionadas, cubas de inox e prensas modernas que substituem a pisa com os pés. Muito se faz para se chegar ao vinho mais exclusivo e muitas são as técnicas para apurar aromas e sabores

O vinho ao gosto de cada um

O certo é que esta bebida consegue fazer de qualquer prato uma iguaria e, como nenhuma outra, favorece o convívio e as longas conversas.

Existem milhares de marcas e tipos  de vinho, e a escolha certa vai muito além da harmonização com os pratos de uma refeição. Hoje, o consumidor quer saber o que está contido em cada garrafa para além das uvas devidamente selecionadas. Há quem só goste de consumir produtos biológicos, ou vegan. E o vinho não pode ser deixado de fora. A boa notícia é que o Continente oferece uma vasta gama de vinhos biológicos (ver exemplos na caixa) e acaba de lançar a sua própria marca de vinhos Bio e Vegan, que além de apresentarem uma excelente qualidade. permitem que os adeptos destas correntes de alimentação saboreiem o néctar dos deuses sempre que a ocasião — ou o apetite – pedirem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

7 fotos

Contemporal, uma marca a fixar

A gama de vinhos Bio e Vegan da marca própria Continente dá pelo nome de Contemporal e acaba de chegar ao mercado com tintos e brancos em embalagens criadas tendo a sustentabilidade como preocupação principal: o vidro das garrafas e o papel dos seus rótulos — impressos com tinta 100% vegetal — são ambos reciclados e, para reduzir os materiais de packaging ao mínimo, não há cápsulas. É caso para dizer que a gama de vinhos Bio e Vegan do Continente começa bem e os Contemporal oferecem qualidade a toda a prova, com podemos constatar abaixo e, são vinhos com preços democráticos pois, para o Continente, a qualidade tem de ser acessível a todos.

Uvas biológicas e aromas elegantes

Comecemos pelos Contemporal Biológicos produzidos roduzidos pelo enólogo Rui Roboredo Madeira. Têm origem na Beira Interior, pertencem à respetiva região DOC (Denominação de Origem Controlada) e contêm apenas uvas de produção biológica.

O Contemporal Biológico DOC Beira Interior Branco nasce a partir de castas Síria e Fonte Cal, que lhe dão um tom amarelo pálido, um aroma muito intenso, fresco e elegante, com notas cítricas e florais em perfeita harmonia. Sente-se, em cada golo, um vinho com volume, de acidez vibrante e final persistente. É ideal para se saborear com tempo, antes ou durante uma refeição que, com amigos ou em grupos mais restritos, resulta numa satisfação plena.

Já o Contemporal Biológico DOC Beira Interior Tinto, de cor vermelho/violeta, resulta das castas Jaen e Pinot Noir e o seu sabor é frutado, muito discreto e elegante, com toques de sabor a frutos silvestres e especiarias. Na boca é fresco e elegante, com fruta e persistência a marcarem o final.

Fronteira Biológico DOC Douro, tinto 

Mostrar Esconder

Vinhos Biológicos que só o Continente oferece

Para o Continente, oferecer aos seus clientes uma ampla variedade de produtos das mais diversas categorias e com a mais alta qualidade, é uma questão estratégica. Assim, para além dos Vinhos Contemporal, que são de marca própria, existem outros vinhos biológicos exclusivos das lojas Continente. No total, na garrafeira do Continente contam-se nada mais nada menos do que  40 vinhos biológicos diferentes, com algumas referências exclusivas apenas nestas lojas e dos quais destacamos as seguintes:

Vinha da Malcata Biológico DOC Beira Interior, branco e tinto 

O branco prima por um aroma muito complexo e fresco, o que lhe dá um interesse muito especial a juntar ao sabor com bom volume e final bastante longo. O tinto, com o seu aroma a fruta madura e frutos silvestres, tem sabor final e persistente. Estes vinhos têm a assinatura de Rui Roboredo Madeira

Este é um vinho com aroma intenso a fruta preta, compota e notas de cacau e sabor com excelente volume e estrutura. A assinatura é da Quinta de Castelares.

Vinhos com certificação Vegan

O Contemporal Vegan, por sua vez, é um vinho no qual não são adicionados produtos enológicos de origem animal durante o processo de produção e esta certeza é dada pela certificação oficial Vegan, com o logo respetivo presente na rotulagem.. São produzidos no Alentejo pela Herdade da Candeeira.

O Contemporal Vegan Regional Alentejano Branco é feito a partir das castas Antão vaz, Viosinho, Gouveio e Verdelho. Tem uma cor citrina e o seu aroma e frutado, com um claro toque de mineralidade. O sabor é fresco, agradável e persistente.

Falando no Contemporal Vegan Regional Alentejano Tinto, de castas Alicante Bouschet, Aragonez e Syrah tem cor rubi e aroma a frutos vermelhos. O seu sabor na boca é suave, equilibrado e persistente.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora