790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"A Mão de Deus": quando Maradona apareceu aos napolitanos

Este artigo tem mais de 2 anos

Paolo Sorrentino volta ao princípio (e à cidade onde viu tudo começar) para se interrogar sobre a função do cinema. Em nome de Diego, de Nápoles e da tia Patrícia.

Fabietto (interpretado por Filippo Scotti) é o protagonista deste "bildungsroman", um “coming of age” pincelado com o que Sorrentino tem de melhor: a audácia do seu gesto quando volta a crer na beleza
i

Fabietto (interpretado por Filippo Scotti) é o protagonista deste "bildungsroman", um “coming of age” pincelado com o que Sorrentino tem de melhor: a audácia do seu gesto quando volta a crer na beleza

Gianni Fiorito

Fabietto (interpretado por Filippo Scotti) é o protagonista deste "bildungsroman", um “coming of age” pincelado com o que Sorrentino tem de melhor: a audácia do seu gesto quando volta a crer na beleza

Gianni Fiorito

“Que som faz um barco com motor fora de bordo a 200 km/hora? (Pausa.) Twof… Twof… Twof…”

Paolo Sorrentino é daqueles que não engana. Não será um Maradona, mas talvez um Roberto Baggio. Desde a primeira vez – em 2004, com “As Consequências do Amor” e logo ali com o seu ator-fétiche Toni Servillo – que lhe vimos o toque de bola. É um apaixonado e, como quase todos os apaixonados, também um desiludido. Está sempre à procura da beleza, da perfeição, do deslumbre, e por isso esbarra na fealdade, na monstruosidade, no grotesco. É o eterno adolescente e, como tal, dá-lhe pouco para a subtileza; antes, distorce, exagera. Vai lá com a câmara em cima do ator para lhe deformar a face ou o corpo; usa e abusa das ultra-grande-angulares para deformar os espaços e torná-los ora absurdamente profundos, ora absurdamente fechados, como na sala dos espelhos da feira popular. Quer fazer troça e venerar; usar o cinema para passar sobre o pântano pisando o infinitamente pequeno, até chegar à outra margem, onde nos aguarde um instante de espanto, de plenitude.

“Não, tu ainda tens esperança”, deteta mais ou menos assim ao jovem Fabietto (Filippo Scotti) o mestre Antonio Capuano (Ciro Capano). “Vais querer fazer filmes recompensadores”. Sim e não. Sorrentino carrega essa contradição do cético que ainda acredita, mas “A Mão de Deus” (dispoonível na Netflix) dá-lhe mais para a dor do que o habitual, mais para a verdade, e talvez por isso, no fim, não tenha grandes respostas para nos oferecer. É o seu momento “8 ½“, com qualquer coisa de “Amarcord”. O vigoroso em tom menor. Excessivo, ma non troppo.

[o trailer de “A Mão de Deus”:]

“É Stata La Mano di Dio” (o título original é mais bonito: “Foi a mão de Deus” – tomando para ele a formulação mais completa de Diego Armando Maradona após a célebre vingança de Inglaterra, nos quartos-de-final do México ‘86) traz Sorrentino de regresso à Nápoles natal, no tempo em que o impossível se preparava para acontecer: Dieguito ia aparecer aos napolitanos. Naquele caos e naquela beleza, naquela maneira orgulhosa de ser muito só deles e de querer ser como toda a gente, de santos e traficantes, sacra e profana, sem contradição. Se é autobiográfico? Sorrentino diz que a realidade é sempre o ponto de partida – depois, o que fazemos é melhorá-la.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na família Schisa (numa tradução literal: “estridente”), Saverio (Servillo), que é comunista e trabalha no banco, partilha confidências sobre o negócio que poderá trazer El Pibe para a Campânia, enquanto esconde uma longa relação extra-conjugal de Maria (Teresa Saponangelo), que por sua vez prega partidas à cunhada que acha que vai fazer de Callas no próximo filme de Zeffirelli. Entre os filhos, Fabietto sonha ser realizador e Marchino (Marlon Joubert) ator (Fellini está na cidade para um casting para figurantes e ele não vai faltar); mas juntos sonham com a monumental tia Patrícia (Luisa Ranieri), que chegou tarde a casa porque diz que viu São Gennaro, padroeiro de Nápoles, e o Pequeno Monge, mas o marido grita que ela anda é a prostituir-se outra vez. Em conjunto, mais a matriarca que come mozzarella enrolada num casaco de peles como um urso não devoraria uma coxinha de frango, e a baronesa carente do andar de cima, e o advogado desiludido e todos os outros, esperam a chegada da irmã solteirona para descobrir que namorado, enfim, arranjou.

O grande filme de Sorrentino ainda está por vir. Este, por enquanto, ainda foi um pouco com a cabeça e um pouco com a mão. Mas foi golo. Claro que foi golo

Para quem já conhece os fétiches e maneirismos de Sorrentino, “A Mão de Deus” é, muitas vezes, pouco ou nada surpreendente. A fanfarra de personagens, talvez até ainda mais do que noutras ocasiões, não serve, na sua maioria, para absolutamente nada senão alimentar um artifício de folclore e pretensa loucura e, depois, sumir-se do filme como uma ameaça de invasão dos bárbaros que, afinal, nunca estiveram às portas da cidade. Mas o acontecimento crucial da história liberta-a para se concentrar, finalmente, no seu protagonista, Fabietto, tornando-a enfim no que verdadeiramente é: um bildungsroman, um “coming of age”, pincelado com o que Sorrentino tem de melhor: a audácia do seu gesto quando volta a crer na beleza.

O maior ganho do regresso a Nápoles é que trouxe o mar para dentro do cinema de Paolo Sorrentino. “A Mão de Deus” é melhor sempre que está no mar ou junto a ele. Como o mergulho que lava a vida e a põe de novo a zeros. Como a tia Patrícia estendida ao sol. Como a fuga de barco da sujidade do porto para o brilho de Capri, aos comandos de um traficante (Biagio Manna) chamado Armando (não pode ser coincidência). “Que som faz um fora de borda a 200 km/hora? (Pausa.) Twof… Twof… Twof…” O som da fuga, da liberdade, do sonho da perfeição.

O grande filme de Sorrentino ainda está por vir. Este, por enquanto, ainda foi um pouco com a cabeça e um pouco com a mão. Mas foi golo. Claro que foi golo.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora