790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Costa felicita eleições de Roberta Metsola e Pedro Silva Pereira no Parlamento Europeu

Este artigo tem mais de 2 anos

Primeiro-ministro desejou sucesso a Roberta Metsola e a Pedro Silva Pereira, após a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente do Parlamento Europeu, respetivamente.

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, intervém no encontro Continuar a Avançar em Igualdade, promovido pelas Mulheres Socialistas - Igualdade e Direitos, no âmbito da campanha eleitoral das eleições legislativas 2022, em Lisboa, 17 de janeiro de 2022. Mais de 10 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro constam dos cadernos eleitorais para a escolha dos 230 deputados à Assembleia da República. MIGUEL A. LOPES/LUSA
i

Roberta Metsola ocupou o cargo de David Sassoli

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Roberta Metsola ocupou o cargo de David Sassoli

MIGUEL A. LOPES/LUSA

O primeiro-ministro felicitou esta terça-feira as eleições da maltesa democrata-cristã Roberta Metsola para presidente do Parlamento Europeu e do socialista Pedro Silva Pereira para vice-presidente, desejando sucesso nas respetivas missões em prol do progresso da União Europeia.

Estas mensagens de António Costa foram publicadas na sua conta oficial na rede social Twitter, depois de Roberta Metsola ter sido eleita em Estrasburgo, França, presidente do Parlamento Europeu para a segunda metade da legislatura, até 2024, sucedendo no cargo ao italiano David Sassoli, que faleceu na semana passada.

Quem é Roberta Metsola, a nova presidente do Parlamento Europeu?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o eurodeputado socialista e antigo ministro Pedro Silva Pereira foi reeleito vice-presidente do Parlamento Europeu, na primeira volta da eleição dos 14 vice-presidentes para a segunda metade da legislatura, até 2024.

Pedro Silva Pereira reeleito vice-presidente do Parlamento Europeu

Felicito Roberta Metsola pela sua eleição como presidente do Parlamento Europeu e desejo-lhe sucesso na sua nova missão em prol da democracia, dos valores e do progresso europeus, escreveu o primeiro-ministro.

Roberta Metsola, que esta terça-feira mesmo completou 43 anos, torna-se a mais jovem presidente de sempre de uma das principais instituições europeias e somente a terceira mulher a presidir ao Parlamento Europeu, depois de duas francesas.

Em outra mensagem, o primeiro-ministro felicitou Pedro Silva Pereira pela sua reeleição como vice-presidente do Parlamento Europeu, considerando que se tratou de “um merecido reconhecimento do seu contributo ao longo dos últimos anos para uma Europa progressista, mais justa e aberta ao mundo”.

A vitória de Metsola, até agora primeira vice-presidente do Parlamento Europeu, era já esperada, em função do entendimento entre as três maiores bancadas do hemiciclo, que previa que a presidência da assembleia europeia na segunda metade da legislatura coubesse a uma figura escolhida pelo PPE, de centro-direita, após o socialista Sassoli a ter assumido nos dois primeiros anos e meio.

Sassoli morreu em 11 de janeiro, aos 65 anos, em Aviano (Itália), onde se encontrava hospitalizado desde 26 de dezembro, sendo o primeiro presidente do Parlamento Europeu a morrer em exercício de funções nas quais estava prestes a ser substituído, no cumprimento de um acordo de partilha do mandato de cinco anos.

Morreu David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu

David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do parlamento, regressando no final do ano.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora