Enormes fogueiras acesas ao longo da cidade para que os cavaleiros se lancem às chamas e se cruzem com as brasas incandescentes. A cada noite de 16 de janeiro, é este o cenário que se vive em San Bartolomé de Pinares, em Ávila (Espanha) para assinalar o festival Las Luminarias, que foi realizado agora pela primeira vez desde o início da pandemia.

A festa homenageia San Antonio Abad, algo que é incompreensível para os ativistas pelos direitos dos animais, já que este é o santo padroeiro dos animais. Contudo, a organização garantiu que os cavalos não foram maltratados e que foram tomadas precauções, tais como cortar a crina aos cavalos para evitar queimaduras, à Reuters.

Olha para as lágrimas nos meus olhos. Para aqueles que não nasceram aqui ou que não participam, talvez eles não vejam o significado [da tradição]”, disse um habitante à agência de notícias: “É um dos dias mais especiais do ano”.

De acordo com a tradição, que remonta à Idade Média, o fumo e as chamas daquelas fogueiras purificam os animais e afastam os espíritos malignos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR