A dada altura, durante as semanas em que se desenrolou a polémica com Novak Djokovic na antecâmara do Open da Austrália, a questão era só uma: o que é que era verdade e o que é que era mentira? O problema, tanto ali como agora, é que só mesmo Novak Djokovic é que pode saber. E, menos de um mês depois, a questão continua a ser exatamente a mesma.

No início desta semana, Daniel Müksch, o biógrafo do tenista sérvio, garantiu que este decidiu vacinar-se na sequência da vitória de Rafa Nadal no Open da Austrália — ou seja, na sequência da conquista que fez com que o espanhol seja agora o tenista com mais Grand Slams, 21, mais um do que Djokovic e Federer. “Por aquilo que ouvi das pessoas que são próximas dele, acho que vai vacinar-se. Talvez a final do Open da Austrália tenha contribuído para isso. Acho que os 21 Grand Slams de Rafa Nadal estão a empurrá-lo para isso”, disse o escritor ao jornal austríaco Heute.

Entrou na história mas pelas piores razões: Tribunal confirma deportação de Djokovic e sérvio falha Open da Austrália

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No fim de semana, quando Nadal derrotou Medvedev em Melbourne, Djokovic recorreu ao Twitter para felicitar o espanhol. “Parabéns ao Rafa Nadal pelo 21.ª Grand Slam. Que conquista fantástica. Esse espírito lutador impressionante voltou a prevalecer”, escreveu o sérvio. O tenista, que não joga desde a Taça Davis no início de dezembro, tem o regresso aos courts marcado para este mês de fevereiro, no Open 500 do Dubai. Contudo, se for realmente verdade que decidiu vacinar-se, poderia também disputar os dois primeiros Masters 1.000 da temporada, Indian Wells e Miami, ambos nos Estados Unidos.

No que toca à verdade que ainda está por contar, Djokovic também garante que não será preciso esperar muito mais por esclarecimentos — ou, pelo menos, por mais esclarecimentos. Recebido esta quinta-feira em Belgrado pelo presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić, o tenista agradeceu o apoio que o governo do país sempre lhe deu durante toda a polémica na Austrália e adiantou que vai finalmente falar sobre tudo o que se passou nos próximos dias.

“Como chefe de Estado, não tinha nenhuma obrigação de me brindar com todo aquele apoio. Quero que saiba que, pessoalmente, sinto uma grande gratidão por ter-me apoiado. A minha gratidão ao povo sérvio fortalece-se de dia para dia. Depois de tudo o que passei na Austrália, sei que esta ligação vai durar para sempre. Por favor, tenham paciência. Dentro de sete a 10 dias, vou abordar com mais detalhe tudo o que se passou ali”, disse Djokovic. O problema é que, menos de um mês depois, a questão continua a ser a mesma: o que é que é verdade e o que é que é mentira?