Este ano, Claudia Pechstein não chegou ao pódio, mas bateu alguns recordes nos Jogos Olímpicos de Inverno que estão a decorrer em Pequim, na China. Com 49 anos — e a pouco dias de fazer 50 anos –, é a atleta mais velha na competição e a mulher mais velha a participar. E tornou-se a segunda atleta, e única do sexo feminino, a competir em oito Jogos Olímpicos de Inverno. Tem oito jogos, tal como o esquiador japonês Noriaki Kasai.

Antes de Pechstein, quem estava no quadro da mais velha atleta nos Jogos de Inverno era Anne Abernathy, a atleta de luge norte-americana, que tinha 48 anos nos seus quintos Jogos, em 2002. Já no quadro masculino ainda está Carl August Kronlund, jogador de curling, que tinha 58 anos nos últimos jogos em que participou.

Pechstein nasceu a 22 de fevereiro de 1972, na Alemanha, e é especialista em patinagem de velocidade no gelo. A primeira vez que participou nuns Jogos Olímpicos de Inverno foi em 1992, na competição que decorreu em Albertville, em França. Desde aí, ganhou um total de nove medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Como conta a CNN, apesar dos vários sucessos ao longo da sua carreira, também houve polémicas. Em 2009, ficou proibida de participar em competições durante dois anos depois de ter tido testes ao sangue com resultados irregulares. Apesar da pena, Pechstein sempre negou que tivesse doping.

Apesar de não ter sido uma das vencedoras este ano (ficou em último), a patinadora diz que está feliz por ter participado. “Não fui muito rápida, mas sorri porque consegui o meu objetivo de correr na minha oitava Olimpíada”, disse, e adiantou: “Isso foi importante para mim”.

A atleta mais nova a participar este ano na competição é Anezka Indrackova, que tem apenas 15 anos e seis meses. A esquiadora profissional da República Checa participa pela primeira vez nesta competição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR