Afinal, os militantes do CDS vão ser desafiados a escolher o próximo líder do partido mais cedo. Ao contrário do que estava inicialmente previsto, o congresso do partido vai ser realizado a 2 e 3 de abril.

Tal como escreveu o Observador na passada quinta-feira, 3 de fevereiro, a proposta inicial da secretaria-geral passava por marcar o congresso para 9 e 10 de abril.  No entanto, depois de ouvidas todas as partes interessadas, a direção do partido acabou por entender que havia margem para reunir o congresso um fim de semana antes.

A direção do partido e os apoiantes de Nuno Melo, o único candidato assumido à liderança do CDS, chegaram à conclusão de que a escolha do próximo líder e outras decisões que o partido tem de tomar não podem ser proteladas por muito mais tempo.

Além disso, o aproximar da Páscoa iria ser mais um obstáculo à futura liderança do CDS numa altura particularmente difícil da vida interna do partido.

Esta sexta-feira, o CDS vai reunir o Conselho Nacional, órgão máximo entre congressos, para analisar o resultado nas eleições legislativas e decidir sobre a marcação do próximo congresso. O encontro começa às 19h, na sede do partido, em Lisboa, e será presencial.

Francisco Rodrigues dos Santos, líder demissionário, falará na abertura da reunião, que decorre à porta fechada, e deverá falar aos jornalistas. Também Nuno Melo vai fazer uma declaração pública às 20 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR