É uma conta oficial do Twitter do Estado ucraniano, sendo expectável que publicasse informação formal e protocolar sobre o país. Mas a abordagem de Kiev é diferente. Além de publicar factos históricos e fotografias das paisagens da Ucrânia, esta conta tem partilhado, ao longo dos anos, memes e até piadas. Após a invasão da Rússia, não podia ficar indiferente, tendo publicado vários tweets sobre o assunto.

O primeiro tweet ocorreu duas horas depois da invasão. A conta oficial partilhou um cartoon em que se vê Adolf Hitler a acariciar a cara de Vladimir Putin. Após várias respostas, a página esclareceu que não era um meme, mas antes a realidade ucraniana e a de todo mundo “agora mesmo”.

A conta oficial não se ficou por aqui. À 13h22, lançou um desafio aos seguidores, citando a página oficial da Rússia. “Marquem a Rússia e digam-lhes o que pensam sobre eles”, lê-se.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais tarde, a página da Ucrânia voltou a usar um estilo informal, pedindo ao Twitter que remova a conta da Rússia da rede social. “Não há lugar para um agressor como a Rússia em plataformas de media ocidentais”, escreveu, acrescentando que não devia ser permitido que estas plataformas “fossem usadas para promover a sua imagem”, enquanto os russos “matam brutalmente o povo ucraniano”.

Esta não é a primeira vez que a Ucrânia ridiculariza com a Rússia e com as suas pretensões para com Kiev.

Neste lê-se: “Pare-se de se dizer ‘crise ucraniana’. Não há uma crise. Há um mau vizinho”.

Já neste, menciona-se as verdadeiros “medos” de Putin. Representando por um cão golden retriever, lê-se “Ucrânia na NATO”, enquanto há uma espécie de lobo que refere “direitos humanos”, “liberdade de imprensa” e “eleições justas”.

Num vídeo, a conta ucraniana faz menção à “maior alegria geopolítica” do século XX: o colapso da União Soviética.

Zelensky, o comediante que se tornou Presidente da Ucrânia e que agora luta contra Putin

Noutro meme, com “os tipos de dores de cabeça”, vê-se que a maior é “viver junto à Rússia”.

Já neste post, que é de setembro de 2021, a conta oficial da Ucrânia respondeu diretamente à da Rússia, que divulgava imagens das paisagens da região da Crimeia. Respondendo com um meme, a página ucraniana escreveu: “Promover as regiões ucranianos é simpático. Sair delas é melhor”.