Um utilizador do TikTok que vai partilhando vídeos nessa rede acerca do seu Tesla Model 3, decidiu adquirir um Ford Mustang Mach-E e manteve o hábito de mostrar diferentes aspectos do seu novo bólide. Sucede que, com o carro há poucos dias em sua posse, o utilizador crazypostman descobriu uma estranha informação no sistema multimédia do seu novo SUV eléctrico. Estranha, porque num veículo a bateria não é suposto haver… filtro de partículas diesel!

Nas configurações do Ford, ao clicar no parâmetro “regeneração automática”, o tiktoker ficou a saber que esta definição “activa a regeneração automática do filtro de partículas diesel quando as condições o permitem”, o que não seria surpreendente se estivéssemos perante um carro a gasóleo. Mas não é o caso.

Mustang Mach-E é um bom eléctrico. Mas poderá bater a concorrência?

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A inesperada informação parece anedótica, para mais tratando-se de um modelo que a reputada Consumer Reports elegeu como o melhor eléctrico de 2021. A explicação terá certamente a ver com o SYNC 4, o sistema de infoentretenimento que equipa o Mustang Mach-E, mas que é partilhado com outros modelos da marca a combustão. E residirá aí a origem da confusão, evidenciando que o software comum em veículos com mecânicas radicalmente distintas abre portas a que fiquem algumas arestas por limar. Esperar-se-ia, isso sim, que a configuração respeitante à “regeneração automática” informasse acerca da regeneração de energia, em travagem e desaceleração, para optimizar a recarga da bateria do Mustang eléctrico em andamento.

Falha à parte, conforme aqui noticiámos, a Ford está apontada à plena electrificação da sua gama, pretendendo vender 600 mil eléctricos por ano na Europa em 2026. Isso levou a marca da oval azul a “separar as águas”, anunciando a criação da Ford Model E – nem mais nem menos que a divisão do fabricante norte-americano que vai concentrar-se exclusivamente no desenvolvimento dos futuros veículos eléctricos da marca (sete até 2024). A Ford Model E foi apresentada como “uma nova unidade de negócio global focada no design, na produção e na distribuição de veículos eléctricos e conectados”. Ou seja, plataformas, baterias, motores, tudo o que seja específico dos veículos eléctricos vai ser desenvolvido à parte, inclusive o software. Em princípio, assim será mais difícil haver bugs

@crazypostman

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