A Agência Internacional de Energia (AIE) apelou esta sexta-feira para a redução do limite de velocidade nas autoestradas e a promoção do teletrabalho três dias por semana sempre que possível para poupar petróleo e evitar problemas de abastecimento.

Num decálogo de medidas para reduzir o consumo de petróleo devido à crise gerada pela invasão da Ucrânia pela Rússia publicado esta sexta-feira, a AIE pede uma redução do limite de velocidade nas autoestradas em pelo menos 10 quilómetros por hora e a promoção do teletrabalho três dias por semana sempre que possível para poupar petróleo e evitar problemas de abastecimento devido ao choque de abastecimento.

A AIE calcula que se estas medidas forem aplicadas nos países desenvolvidos no prazo de quatro meses, haverá uma poupança equivalente a 2,7 milhões de barris por dia.

Outros conselhos da organização para poupar petróleo são a declaração de dias sem carros aos domingos nas cidades, tornar o transporte público mais barato, fornecer incentivos para as pessoas andarem a pé ou de bicicleta, e o estabelecimento de tráfego automóvel alternativo nas estradas em áreas urbanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aumento das práticas de partilha de carros, promoção de uma condução mais eficiente para os condutores de camiões ou de entregas, maior utilização de comboios de alta velocidade e noturnos em vez de carros, proibição de viagens aéreas quando houver alternativas e aceleração da renovação da frota para veículos elétricos ou mais eficientes são outros dos conselhos da AIE.

O diretor executivo da agência, Fatih Birol, advertiu num comunicado que, face ao ataque da Rússia à Ucrânia, “o mundo pode enfrentar o seu maior choque de fornecimento de petróleo em décadas, com enormes implicações para as economias e as sociedades”.

Daí a lógica deste plano de choque, que vem juntar-se à decisão tomada pelos Estados membros no início deste mês de libertar 62,7 milhões de barris das suas reservas estratégicas para aliviar as tensões do mercado.