Algumas das restritas regras de dress code que as escolas públicas de Tóquio impõem aos alunos estão prestes a ser abolidas, noticia a CNN.

As escolas da capital japonesa têm há décadas regras que definem, por exemplo, que a cor de cabelo dos alunos deve ser preta e que proíbem determinados cortes, além de limitações ao vestuário, incluindo roupa interior. Contudo, segundo as autoridades da cidade anunciaram esta semana, estas regras vão ser abolidas já a partir de 1 de abril, data em que começa um novo ano letivo.

São cinco as regras que deixam de ser impostas aos alunos por cerca de 200 escolas públicas espalhadas por toda a cidade, incluindo imposições sobre o cabelo e sobre a cor da roupa interior.

Deixarão também de estar em vigor outras regras das escolas que não estão relacionadas com a aparência dos alunos, como a obrigatoriedade de ficar em casa como forma de castigo e a linguagem ambígua nas diretrizes do que é considerado “típico dos alunos do liceu”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas mudanças acontecem na sequência de um inquérito que o conselho de educação de Tóquio conduziu no ano passado sobre estas políticas, dirigido às escolas, aos estudantes e aos pais.

Estas regras são há muito criticadas e consideradas antiquadas e a CNN conta um caso de 2017 em que uma estudante do ensino secundário, em Osaka, processou a escola. Em causa estava o facto de ser obrigada a pintar o cabelo de preto continuamente, cada vez que as raízes começavam a crescer, e de ter penalizações académicas quando não o fazia com regularidade suficiente, o que levou a danos no cabelo e no couro cabeludo, assim como stress psicológico.

No ano passado a aluna ganhou o caso e 330 mil ienes (cerca de 2.290 euros), motivando outras queixas sobre as regras instaladas e algumas mudanças por parte das escolas.