Depois de ter confirmado que o VW eléctrico mais baratinho (20.000€) vai mesmo avançar, sabe-se agora que se chamará ID.2. Isto porque o CEO do conglomerado alemão, Herbert Diess, “descaiu-se” numa troca de tweets com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchéz, confirmando que o aguardado modelo com base na MEB Small vai ser produzido em Espanha. E não será o único, fruto de um investimento que, segundo Diess, “será ainda mais importante do que o Tesla em Brandenburgo” (Alemanha), a ponto de fazer de Espanha “campeã europeia na mobilidade eléctrica” no segmento dos utilitários.

VW confirma ID.Life por 20.000€ e Passat eléctrico com 700 km de autonomia

Aproveitando o facto de o governante espanhol se regozijar com o investimento de 7000 milhões de euros que o conglomerado germânico vai fazer em Sagunto, para (estrategicamente) erguer uma fábrica de baterias fora da Catalunha e criar 3000 postos de trabalho, Herbert Diess avançou várias informações relevantes. “O nosso plano para a electrificação de Espanha passa por fabricar os carros compactos ID.2, da CUPRA e Skoda, construir uma fábrica de baterias em Valência, electrificar as fábricas de Martorell e Pamplona e continuar a desenvolver os veículos eléctricos do futuro no centro de I&D de Martorell”, escreveu.

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O estranho, neste anúncio de Herbert Diess, é que a Seat – a marca que mais vende em Espanha – parece não constar dos planos de plena electrificação mais imediatos no seio do Grupo Volkswagen. Isto quando a marca checa Skoda vai ter, de acordo com Diess, direito a aplicar também o seu emblema naquele que promete ser o eléctrico mais acessível do conglomerado alemão. De recordar ainda que, originalmente, o Born estava previsto ser comercializado como Seat, mas os planos mudaram e foi a Cupra a estrear-se nos modelos a bateria. E também será a Cupra a usar a base do ID.2 para fazer evoluir o concept UrbanRebel para uma versão de produção – ao que parece, poderá chamar-se Raval.

Certo mesmo é que a Seat, sem dispor de nenhum modelo 100% eléctrico na sua gama, vai ser a responsável por produzir os eléctricos mais acessíveis de três outras marcas. O VW ID.2, o Cupra (Raval?) e o Skoda serão propostas com uma vocação urbana, podendo montar no limite uma bateria de 62 kWh de capacidade bruta. Sempre e só com tracção dianteira, para ficar abaixo da fasquia dos 25.000€ e “inundar” o mercado a partir de 2025.