A guerra na Ucrânia tem sido palco de um sangrento conflito que tem colocado, de um lado, as tropas invasoras da Rússia, e do outro os resistentes do exército ucraniano.

No lado ucraniano da trincheira, não são, contudo, apenas os soldados que participam no esforço de guerra. Guerreiros de quatro patas apoiam os seus companheiros, por exemplo, na descoberta de minas terrestres, no alerta perante novos bombardeamentos e no controlo de situações de stress.

É o caso de Jessy. A cadela de um mês de idade nasceu na linha da frente e, sabendo distinguir o som de novos mísseis russos a caminho de um bombardeamento, os seus latidos servem para alertar os ucranianos de um ataque próximo.

Na cidade de Chernihiv, um herói invulgar tem mostrado ter um coração maior do que a sua envergadura aparenta à primeira vista. Um jack russel conhecido como a “Mascote de Chernihiv” tem ajudado os elementos dos serviços de emergência a detetar mais de 90 explosivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bala é o cão de um soldado ucraniano cuja função, em conjunto com o dono, é guardar um posto de controlo nos arredores de Kiev.

O vinco e dedicação destes cães é tão grande para com os seus donos que alguns, caso se percam dos soldados, conseguem encontrar o caminho de volta.

Leah, uma cadela que serve a Guarda Nacional da Ucrânia e cujo trabalho é assegurar a ordem pública e encontrar pessoas desaparecidas, fez uma viagem que parece saída do filme “Cavalo de Guerra”.

Com a invasão da Ucrânia, a brigada à qual pertencia Leah teve de reagrupar noutro local e o centro canino a que pertencia a cadela teve de ser evacuado. Embora a maioria dos cães tenham sido resgatados, Leah, assustada com os bombardeamentos, fugiu.

Graças ao seu olfato apurado — o trabalho da cadela, afinal de contas, é procurar pessoas desaparecidas — Leah conseguiu voltar a encontrar a sua unidade e o seu dono.

Tendo em conta que a ensinei a seguir trilhos, a Leah tem habilidades de olfato muito desenvolvidas. Ela encontrou-me sozinha e, faminta e exausta, veio até à minha posição. Imaginem a minha surpresa e alegria por ela ter sobrevivido”, afirmou Bogdan, o dono da cadela pisteira.