O Ministério da Defesa da Rússia informou esta quinta-feira, em comunicado, que o navio de guerra Moskva se afundou no Mar Negro, ao largo do sul da Ucrânia.

O navio sofreu danos de larga escala, mas a origem destes estragos depende de quem relata os acontecimentos. A Ucrânia diz ter atingido a embarcação com mísseis, mas a Rússia anunciara previamente que os danos eram fruto de um incêndio a bordo e que o navio estava operacional. Apesar de agora admitirem que o navio se afundou, não fazem qualquer referência a mísseis ucranianos.

De acordo com a agência TASS, que cita o comunicado russo, o navio danificado estava a ser transportado para o porto quando uma tempestade fez com que afundasse.

“Durante o reboque do navio Moskva para um porto designado, a embarcação perdeu estabilidade devido a danos no casco causados por uma detonação de munição, causada por um incêndio. No meio de uma forte tempestade, o navio afundou-se”, afirma o ministério russo.

O comunicado indica que a tripulação foi retirada do barco e transferida para outras embarcações da Frota do Mar Negro. O Moskva dirigia-se para Sevastopol, na Crimeia.

Apesar do relato de tempestade por parte do governo russo, radares meteorológicos, como os usados por sites de meteorologia como o Windy.com, mostram calmaria nesta zona.

4 fotos

O governo da Ucrânia, que garante ter atingido a embarcação com um míssil anti-navio Neptune, já reagiu, com uma piada, à notícia do afundamento. “Navio de guerra russo, o que estás a afundar?”, escreveu no Twitter, num trocadilho com a semelhança fonética entre as palavras em inglês “thinking” (pensar) e “sinking” (afundar).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E esta não foi a primeira vez que as autoridades ucranianas recorreram ao humor para falar deste assunto. O alegado ataque com míssil foi inicialmente avançado pelo chefe da administração militar regional de Odessa, Maksym Marchenko, no Telegram. “Confirma-se que o cruzador ‘Moskva’ foi hoje exatamente para onde tinha sido mandado pelos nossos guardas fronteiriços na Ilha das Serpentes. Os mísseis ‘Neptune’ que guardam o Mar Negro causaram danos muito graves no navio russo”, escreveu Marchenko.

O responsável ucraniano fazia uma referência a um célebre episódio ocorrido no primeiro dia da invasão russa da Ucrânia, quando o Moskva navegou ao largo da Ilha das Serpentes, uma minúscula mas estratégica ilha ucraniana no Mar Negro, defendida por uma pequena guarnição de guardas fronteiriços ucranianos. Confrontados via rádio com a exigência russa para que se rendessem, os guardas responderam: “Navio de guerra russo, vai-te f****.”

Agora, com a notícia de que o Moskva se afundou, circula nas redes sociais uma imagem do selo que, entretanto, foi mandado fazer na Ucrânia para assinalar este episódio.

Rússia perdeu um dos seus maiores navios de guerra. O que se sabe sobre o ataque ao Moskva?

Construído na era soviética, na década de 1970, o Moskva entrou ao serviço das forças armadas soviéticas no início da década de 1980. Com um comprimento de 186 metros e um peso de 12 mil toneladas, é um dos maiores navios de guerra do mundo e atinge uma velocidade de 32 nós (perto de 60 quilómetros por hora).