Num raro espetáculo celestial, Júpiter e Vénus vão “encontrar-se” este fim de semana. Embora os dois planetas estejam a milhões de quilómetros de distância, para as pessoas que assistirem ao fenómeno vai parecer que estão quase a tocar-se, próximos o suficiente para quase colidirem.

Os dois planetas aproximam-se a cada um ou dois anos, mas desta vez vão estar “significativamente mais próximos”, explica o astrofísico australiano Brad Tucker, citado pelo jornal The Guardian. Saturno e Marte vão parecer estar alinhados no céu com Júpiter e Vénus, o que é também “bastante raro”.

O fenómeno poderá ser visível com um par de binóculos ou a olho nu no domingo e nos dias seguintes, à medida que os planetas se afastam novamente. Júpiter e Vénus estarão baixos no céu, perto do horizonte. Assim, colinas ou edifícios altos podem impedir a visualização do momento.

Os dois planetas poderão ser distinguidos “pelo seu brilho”, explica a cientista Lucie Green à BBC. “Vénus é mais brilhante do que Júpiter, então parecerá deslumbrantemente brilhante quando o virem. Júpiter será um pouco mais fraco.”

Quem perder o momento do “encontro” entre os dois planetas terá de esperar mais de 17 anos para voltar a ver algo semelhante. A última vez que um alinhamento entre os planetas foi visível foi nas primeiras horas, ao nascer do sol, do dia 13 de maio de 2011.

Em Sydney, na Austrália, e no Reino Unido o encontro entre Vénus e Júpiter poderá ser visto pela população nas primeiras horas deste domingo. Em Portugal, não existem indicações de que o espetáculo celestial seja visível.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR