O maior derrotado nas primárias republicanas no estado norte-americano da Georgia foi um político que nem sequer era candidato: Donald Trump. O ex-Presidente dos Estados Unidos apoiou a candidatura do ex-senador David Perdue, do congressista Jody Hice; e lançou uma campanha de vingança contra o governador Brian Kemp, o secretário de Estado Brad e o procurador-geral Chris Carr. Não resultou: todos aqueles que Donald Trump tentou derrotar saíram vencedores.

Por trás da estratégia de Trump contra Brian Kemp, Brad Raffensperger e Chris Carr está o facto de os três republicanos não terem apoiado o ex-chefe de Estado norte-americano quando quis descredibilizar os resultados eleitorais por alegada fraude. Mas será mesmo com Kemp que os republicanos batalharão a 8 de novembro pelo cargo de governador de Georgia na votação nas eleições intercalares. Segundo as sondagens, os votos estarão a ser favor.

Se a vitória de Brian Kemp não foi uma surpresa, a de Brad Raffensperger sim. Numa reviravolta, não só o republicano conquistou as primárias republicanas e vai mesmo representar o partido nas eleições de novembro para o cargo de secretário de Estado, como até o fez à primeira volta: 51,9% dos votos foram depositados nele, enquanto Jody Hice se ficou pelos 33,8%. Brad Raffensperger escapa assim de uma segunda volta por 1,9 pontos percentuais.

A luta republicana pela liderança da procuradoria-geral na Georgia também vai ser travada por Chris Carr, que condenou a tentativa de Trump de derrubar as eleições presidenciais de 2020; e que agora, com 73,7% dos votos, derrotou John Gordon, que conquistou 26,3% das preferências.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR