Portugal continuará a presidir até ao fim do ano à rede de apoio à investigação e inovação Eureka, a que aderiram países de fora da Europa, anunciou o Ministério da Ciência e Ensino Superior, esta quarta-feira.

O mandato de um ano de Portugal à frente da Eureka terminava no fim do mês, mas os ministros, secretários de Estado e outros representantes dos estados-membros decidiram prolongar a presidência de Portugal até 31 de dezembro.

Decidiram ainda a entrada enquanto membros plenos de países não europeus, começando pela Coreia do Sul e Canadá e um protocolo de associação para o Chile.

Um total de 37 dos 45 países países-membros, Comissão Europeia e representantes da indústria acordaram o investimento de dois mil milhões de euros numa parceria de apoio à inovação para pequenas e médias empresas no âmbito do Horizonte Europa, o programa-quadro de investigação e inovação que vigora até fim de 2027.

Desde 1985, a rede Eureka já distribuiu 40 mil milhões de euros por 50 mil pequenas e médias empresas, universidades e centros de investigação com 7.000 projetos de investigação e desenvolvimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR