Depois do Ioniq 5, a Hyundai apresta-se a lançar o seu segundo eléctrico com base na Electric Global Modular Platform (E-GMP), a plataforma projectada de raiz para acomodar baterias e servir de base à nova gama de eléctricos do Hyundai Motor Group. Com base no concept Prophecy, o Ioniq 6 vai revelar as suas formas e especificações definitivas ainda este mês, sendo altamente provável que faça a sua estreia em público em meados de Julho, como “estrela” no salão automóvel de Busan, na Coreia do Sul, de acordo com o tradicionalmente bem informado The Korean Car Blog.

Para já, o construtor sul-coreano deu início à habitual campanha de teasers que precede a apresentação e, logo para começar, optou por libertar o “esboço conceptual de design” do Ioniq 6. Isto para chamar a atenção para as preocupações aerodinâmicas que presidiram às linhas deste modelo, definido pela marca como um “streamliner”. A futuro berlina eléctrica de três volumes vai militar no segmento D e aposta numa silhueta esguia e fluida para fazer frente aos rivais premium, com o construtor a realçar que os designers da casa se “empenharam em satisfazer as necessidades estéticas e funcionais dos clientes na era da mobilidade eléctrica”.

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A avaliar pelas pistas deixadas pelos desenhos, as vantagens de usufruir de uma arquitectura dedicada são evidentes nas projecções curtas e na longa distância entre eixos, maximizando o aproveitamento do espaço interior, previsivelmente amplo e modular para acolher cinco ocupantes, os quais deverão ser brindados com soluções de segurança e de conectividade avançadas. De resto, os esboços sugerem que o novo eléctrico a bateria da Hyundai vai exibir um formato esculpido e uma estética algo vanguardista. A silhueta em arco (ou meia cúpula) e o spoiler traseiro denunciam a intenção de assegurar um baixo coeficiente de penetração aerodinâmica, requisito essencial quando se pretende maximizar o alcance entre recargas.

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A esse respeito, convém recordar que esta berlina com ares de coupé, para um posicionamento mais desportivo, tipo Porsche Taycan, deverá recorrer ao mesmo arsenal técnico que já conhecemos do Ioniq 5 e do Kia EV6. Significa isto que terá várias versões, com um ou dois motores eléctricos e diferentes packs de acumuladores. Para se impor no mercado, o mais natural é que monte a nova bateria de iões de lítio do grupo, com 77,4 kWh de capacidade, para poder homologar em WLTP uma autonomia superior a 550 km com uma carga completa. No caso do Ioniq 5, a potência máxima é de 225 kW/306 cv (para a versão AWD com bateria de 73 kWh) e o alcance mais dilatado ronda os 480 km da versão RWD de 160 kW/218 cv com a mesma bateria.

A Hyundai promete lançar novas imagens nos próximos dias, agendando a revelação “completa” do novo Ioniq 6 para o final deste mês. Contudo, depois da apresentação, ainda será preciso esperar mais uns meses até poder vê-lo nas estradas europeias, na medida em que a sua chegada aos concessionários do Velho Continente está prevista para o primeiro semestre de 2023.